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Morador de Barueri obtém o 1º cartão do idoso on-line pelo Portal de Atendimento

- 13 de dezembro de 2021

A internet pode se tornar uma ferramenta indispensável para facilitar o cotidiano das pessoas, principalmente as que usam os serviços públicos. É o caso do Portal de Atendimento, um novo espaço eletrônico que reúne os principais serviços oferecidos pela Prefeitura de Barueri de forma on-line. 

Criado pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), o Portal de Atendimento tem o objetivo de facilitar a vida do munícipe que precisa da Prefeitura para obtenção de algum documento, por exemplo, já que dispensa o comparecimento nos balcões de atendimento.  

Vida digital 
Essa facilidade foi experimentada pelo morador Miguel Barbosa Pereira, de 62 anos, do bairro Vale do Sol. Ele foi o primeiro cidadão barueriense a utilizar o serviço digital ao solicitar o Cartão Nacional do Idoso – antes feito apenas presencialmente no Ganha Tempo, no setor verde do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O cartão permite estacionar veículos nas vias e logradouros públicos em vagas especiais.  

“É um serviço muito legal, porque a pessoa não precisa sair de casa para ter acesso ao serviço que é um direito”, conta Pereira. 

No conforto de casa 

Juliano Rodrigues Pereira, o filho de Miguel Pereira, em pleno domingo foi quem solicitou o Cartão para ajudar o pai, e afirma que foi rápido e fácil. Igual fazer uma compra pela internet.  

“A Prefeitura anunciou esse serviço nas mídias sociais e no Jornal Oficial de Barueri. Eu acessei e fiz o pré-cadastro. É como se fosse fazer uma compra on-line, onde você confirma por e-mail”, conta Juliano.  

Ele compara o procedimento ao fato de quando teve que obter o mesmo documento para a mãe de forma presencial. “Como ela é idosa, houve uma dificuldade para se deslocar até o Centro. Precisei acompanhá-la, pegamos senha e aguardamos na fila. Já para o meu pai, fizemos tudo em casa. No dia seguinte eu imprimi e plastifiquei o cartão”. 

Se preciso, peça ajuda! 
Mesmo com o acesso aos serviços da Prefeitura facilitado por meio do atendimento digital, ainda assim há quem tenha dificuldade com a tecnologia, mas o pai de Juliano dá a dica:  

“Eu diria para pessoa que não consegue entender muito bem como funciona a internet, assim como eu, procurar ajuda de alguém de confiança. É muito mais fácil”. 

Acesse o Portal 
Para acessar o Portal de Atendimento pela primeira vez, basta criar um usuário e seguir o passo a passo aqui

O administrador do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), Jonatas Randal, reforça que “o objetivo é justamente conectar o cidadão com os serviços municipais de forma prática e segura, e desburocratizar o atendimento trazendo ainda mais transparência.” 

Barueri sem papel 
O Portal de Atendimento segue o programa Barueri sem papel, lançado no ano passado e que vai ao encontro da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Essa iniciativa de âmbito internacional é um conjunto de metas que visa atingir a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta, com ações concretas, sem comprometer o meio ambiente e as gerações futuras.  

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