Temp

“Diante da violência, eu não me calo”, alerta CMDCA sobre abuso infantil

- 16 de maio de 2019

“Diante da violência, eu não me calo!” O grito marcou o primeiro dia do evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O evento aconteceu no Centro de Eventos nesta quinta (dia 16) e foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS).

Originalmente, o slam é um campeonato de poesia onde os participantes têm um tempo curto para apresentar uma poesia de autoria própria. Mas, o slam do 18 de maio de Barueri foi diferente e contou com poesias, música, desenhos, danças e esquetes.

Houve a participação de diversas organizações da sociedade civil: Projov, Apae, Organização Fênix. Baus, Gaisb, Promoart, Futuro Melhor, Cepac, IEPPC, IPP, ACM e, CAMP. Alunos da Emeief José Emídio de Aguiar e Fieb mostraram seus talentos. Crianças e adolescentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas e dos seis Centros de Referência de Assistência Social – Cras (Belval, Engenho Novo, Mutinga, Imperial, Silveira e Paulista) também se apresentaram.

Todas as manifestações eram alusivas a questão da violência sexual de crianças e adolescentes e sobre como coibir as formas de abuso.

Para Mariana de Oliveira Leite, presidente do CMDCA, o momento foi emocionante: “vocês arrasaram! Foi o evento mais incrível que já participei”.

Amanhã tem mais
Amanhã, também no Centro de Eventos, haverá o segundo e último dia do evento. Assuntos como o processo de enfrentamento da violência e as estratégias para o cuidado em rede serão abordados. Além disso, será dada posse à Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que acaba de ser criada. Também haverá uma palestra de Maria Rita Kehl que abordará “Corpo, Infância e Adolescência na Contemporaneidade”. O evento será no Centro de Eventos, das 8 às 12 horas.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp