Temp

12 Tons Deles: Programa sobre saúde do homem mobiliza bombeiros

- 19 de dezembro de 2019

Seguindo a agenda do programa “12 Tons Deles”, promovido pela Secretaria da Mulher, na quinta-feira (dia 12), foi ministrado no Corpo de Bombeiros de Barueri, uma palestra com o tema “Saúde do Homem”, que abordou o câncer de próstata e sua prevenção e cuidados, focando na saúde nutricional masculina.

19 homens do Corpo de Bombeiros compareceram à palestra, que foi dinâmica, descontraída e muito informativa. A ideia da palestra, segundo Lúcia Regina Moiteiro, profissional de saúde da Secretaria da Mulher, era que tudo fosse uma grande troca de conhecimento.

O debate iniciou com informações cruciais sobre uma das doenças que mais mata o público masculino, o câncer de próstata. A palestrante informou sobre o diagnóstico e como é feito o tratamento dependendo do estágio da doença.

Mas o foco da palestra foi a prevenção do câncer e de outras doenças que atingem o público masculino. A prática de atividades físicas e o cuidado com a alimentação foram a discussão mais enfática durante a conversa.

Lúcia Moiteiro levou informações interessantes sobre o consumo de alimentos com alto grau de licopeno, um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres, auxiliando na prevenção de muitas doenças. O consumo de alimentos como tomate, pimentão vermelho, cenoura, aspargo, caqui, melancia, goiaba, manga, repolho roxo e salsinha foi citado com destaque pela palestrante, relatando que, além do licopeno, esses alimentos também contêm fibras, vitamina A e vitamina C.

Ao final, Lúcia enfatizou a importância da prevenção. “Hoje em dia você luta contra o tempo, as pessoas não param para pensar e para se prevenir. Temos que tratar a saúde quando estamos com saúde e não apenas quando estamos enfermos”, realçou.

O major Goes do Corpo de Bombeiros apontou a importância do investimento na saúde e registrou o seu ponto de vista. “Os gastos são mínimos e a eficácia é melhor. Tudo o que é relacionado à prevenção vale a pena. Se a gente puder trabalhar essas informações, isso vai refletir na vida como um todo. Essas informações são como joias que devem ser absorvidas e utilizadas”, finalizou.

Temp Temp Temp Temp Temp