Temp

Com apresentação no TMB, Corpo Musical da Guarda comemora 20 anos de história 

- 20 de setembro de 2017

No sábado (dia 16), o Corpo Musical da Guarda Civil Municipal de Barueri comemorou 20 anos de existência. Para celebrar, no próximo dia 25 a banda participará do Segunda Clássica, no Teatro Municipal de Barueri, às 20h.  

No repertório dos guardas instrumentistas estarão temas famosos, seleção do Roupa Nova, choros e Chorinhos, entre outros. Coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o evento é gratuito e acontece sempre na última segunda-feira do mês. 

20 anos 

O Corpo Musical da Guarda foi idealizado e criado em 16 de setembro de 1997, com efetivo variável de 10 componentes. Desde o início, tem à frente o maestro João Benedito Moni e atualmente conta com 22 integrantes. 

Em março de 2017 foi publicado o decreto municipal 8.525 que oficializou a criação efetiva do Corpo Musical. 

O repertório eclético transita do popular ao erudito, incluindo marchas, dobrados, hinos e canções militares, além de hinos de outros países, uma vez que procura vir ao encontro das aspirações populares, tornando-se uma banda moderna, mas sem esquecer das músicas tradicionais, executadas em solenidades dentro e fora da corporação. 

Durante essas duas décadas, foram inúmeras apresentações de formaturas militares, apresentações musicais em teatros como o Teatro São Pedro e o Teatro Municipal de Barueri. Os músicos promoveram o Primeiro Encontro de Bandas de Música em Barueri, o Encontro de Corais e o Festival Musicalizando. Apresentou-se também na capital paulista e em várias cidades da Baixada Santista, além de cidades do interior como Atibaia, Boituva, Itararé, Iperó, Itapecerica da Serra, São Roque, Embu das Artes e Serra Negra. 

O Corpo Musical da Guarda de Barueri tem como responsabilidade atender o município abrilhantando solenidades cívicas e religiosas, desfiles militares, escolares e competições desportivas, além de recepcionar autoridades diplomáticas, dentre outras funções. Dentro da Corporação, o Corpo Musical participa dos desfiles internos, cânticos e formaturas.

Temp