4ª edição da Caravana da Família acontece em versão online

- 20 de novembro de 2020

Um dos eventos mais esperados pelas famílias e alunos dos cursos das Oficinas de Artes e Núcleos de Dança e de Música de Barueri é a “A Caravana da Família”, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e que tem como objetivo aproximar pais e filhos do processo de aprendizagem artístico, envolvendo música, teatro, artes visuais, circo e dança.

A Caravana da Família é uma grande confraternização entre os participantes. Os familiares e amigos prestigiam o trabalho desenvolvido durante o ano e conhecem melhor os espaços culturais e os professores dos cursos. Por conta da pandemia, a quarta edição do programa será realizada online e apresentada no canal do Youtube Cultura Barueri Oficial entre os dias 23 a 30 de novembro, às 15 horas.

Muitas famílias vêm acompanhando as atividades da Cultura graças ao canal e ao trabalho dos professores durante a pandemia. “Estamos muito empolgados com a expectativa de receber o material produzido pelos alunos e suas famílias, após as orientações e estímulos de cada professor. Será uma Caravana diferente, mas com o essencial: a arte como ferramenta de aproximação, união e interação da família. Esperamos que seja uma ação que traga momentos de prazer, diversão e leveza para as famílias", ressaltou Ariane Anderaos, professora de balé e diretora das Oficinas de Artes.

Desde março, quando as aulas começaram a ser online, os alunos do curso de teatro iniciaram os estudos de textos sobre o escritor Ariano Suassuna, grande mestre e incentivador da cultura nordestina. Os alunos escolheram a obra “O Santo e a Porca”. “No musical conversamos por videochamada com Márcio Araújo, autor da obra “Cãofusão Gatônomica”, e ele aprovou as nossas sugestões. Descobrimos juntos com os alunos o que é fazer teatro online e todos curtiram muito. Foi uma jornada do conhecimento dessa nova linguagem, um novo jeito de fazer teatro”, disse a professora e diretora Nana Pequini.

A aluna de teatro Amanda Furniel iniciou o curso de teatro no segundo semestre do ano passado e essa será sua primeira participação na Caravana. “Eu nunca tinha ensaiado uma música por videochamada antes, mas por outro lado, é uma proposta nova, eu estou achando bem legal. A maior dificuldade é não ter o professor ao lado, mas me ajudou a ter mais disciplina e ir atrás das coisas. Estamos fazendo um trabalho incrível”, destacou.

A aluna Luísa Neves, de 12 anos, faz parte do Núcleo de Dança e contou a sua experiência durante a gravação da Caravana. “Há três anos estou no Núcleo e este momento está bem difícil e emocionante, não gostamos de ficar sem o palco. Estou amando a nova experiência, é super inovador para todos nós.”

“Foi uma experiência reconfortante, por mais que as famílias estejam passando por problemas, eles fizeram questão de participar, montaram cenário, abriram espaço para a crianças dançarem e aplaudiram. Foi super diferente e emocionante ver a participação dos pais, irmãos e amigos. Está imperdível”, concluiu Ricardo Scheir, coordenador do Núcleo de Dança.

Serviço
O programa Caravana da Família, será apresentado entre os dias 23 a 30 de novembro, às 15h, pelo canal do Youtube Cultura Barueri Oficial.

Temp Temp Temp