CMDCA diz não à violência infantil

- 23 de agosto de 2017

Garantir os direitos das crianças e adolescentes é uma das funções do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Uma das necessidades do município é  criar um fluxo de acompanhamento dos casos de violência em Barueri. Com este objetivo foi realizada uma roda de conversa em parceria com a 7ª Promotoria, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social na quarta-feira (dia 16). Gestoras dos CAPS IJ de Brasilândia e do Butantã foram convidadas para mostrar suas experiências na construção e implantação de redes de proteção. Representantes da promotoria pública, justiça restaurativa,  saúde mental, assistência social, educação e segurança também trouxeram suas ideias e experiências.

Segundo Mariana Oliveira Leite, presidente do CMDCA, o objetivo é “criar um fluxo de acompanhamento sem criar novos serviços, ou seja, trabalhar com o que temos”.

Patrícia Rodrigues Rocha, gestora do CAPS IJ da Brasilândia, trouxe detalhes da experiência do município, que apesar de ter um dos IDHs mais baixos do Brasil e um problema sério com o tráfico de drogas, conseguiu desenvolver o que chamou de rede de proteção “quente”, trabalhando com profissionais engajados e envolvendo todos os segmentos da sociedade e da chamada rede de proteção.

Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, participou do encontro, ao lado do promotor da Vara da Infância e da Juventude, Luis Roberto Jordão Wakim. A secretária alegou que considera um desafio criar uma rede atuante. “Mas eu sou uma pessoa otimista. Tenho me esforçado para incentivar os técnicos e criar mais espaços para discussão e maior integração entre as equipes”, declarou Adriana, relatando que estavam plantando uma semente que germinará com o apoio de todos os órgãos e também dos trabalhadores envolvidos.