Alunos da Emef Margarida Maciel têm aula prática sobre sítio arqueológico
- 26 de maio de 2017
Com o objetivo de levar conhecimentos práticos sobre os períodos históricos, fósseis, entre outros temas ligados à arqueologia, os alunos da Emef Margarida Maria Marciel, do Vale do Sol - montaram na própria escola - um Sítio Arqueológico.
O projeto foi uma ideia do professor de história Rodrigo da Silva Guimarães Gonçalves, que está orientando todo o trabalho que envolve os alunos das 6ªs séries.
Durante as aulas práticas, todos os estudantes têm demonstrado grande interesse sobre o assunto. Ao longo do trabalho eles estão realizando escavações, descobertas de fósseis, avaliações sobre períodos históricos, dentre outras atividades. No final do projeto todos deverão apresentar relatórios descritivos sobre o resultado das escavações arqueológicas. De acordo com a aluna Maria Clara da Silvia, a aula é muito interessante. “É importante trabalhos como este. Assim sabemos como é o trabalho dos arqueólogos e como viviam as pessoas em determinadas épocas de tempos mais antigos”
Para a diretora Márcia Maria Pereira, “projetos como este, motivam mais os educandos para as aulas. Eles ficam mais interessados pois as aulas são diferenciadas. Inovar e engajar os alunos é oferecer aprendizagem ativa para o século 21”, avaliou.
SOBRE SÍTIO ARQUEOLÓGICO - Qualquer pessoa pode encontrar, por acaso, vestígios de um sítio arqueológico. Segundo estudiosos, para se compreender o que ele contém de informações sobre a vida humana naquele lugar é preciso algumas pistas, e para isso é necessária a ajuda de um arqueólogo. De acordo com técnicos no assunto, o trabalho dever ser sempre orientado. Ao se tentar escavar ou explorar um sítio arqueológico sem o conhecimento dos métodos apropriados para essa tarefa, podemos destruir as informações que ele contém.