Temp

Barueri não possui casos de febre amarela

- 27 de outubro de 2017

Esta semana, vários bairros da zona norte da cidade de São Paulo estão participando de uma campanha de vacinação contra a febre amarela. As vacinas foram disponibilizadas no dia 21 de outubro, um dia após a confirmação de que foi encontrado morto um macaco infectado com o vírus no Horto Florestal. A notícia reacendeu o debate sobre o tema e trouxe à tona muitas dúvidas da população com relação à doença, inclusive em Barueri.

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Visa), Barueri não possui registro algum de febre amarela há muitos anos. “Fizemos necropsia em todos os macacos que recolhemos e não tivemos nenhum caso ainda. Estamos em alerta e monitorando para que não tenhamos nenhuma ocorrência”, alerta Rosana Ambrogini, coordenadora da Vigilância em Saúde.

A vacina contra a febre amarela é disponibilizada para as cidades consideradas em situação de risco, o que não é o caso de Barueri. Sendo assim, o município aplica a vacina apenas em quem for viajar a áreas de mata ou a cidades que tenham registrado casos da doença. Neste caso, basta procurar, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, as seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs): UBS José Francisco Caiaba (Av. da Aldeia, 230 - Aldeia de Barueri), UBS Maria Francisca de Melo (Estrada dos Pinheiros, 523 - Pq. Viana), UBS Pedro Izzo (Rua Everest, 26 - Jd. Esperança) e a UBS Amaro José de Souza (Rua Petrolina, 178 - Jd. Mutinga).

Quem for fazer alguma viagem internacional também pode agendar no SAE – Serviço de Atendimento Especializado – pelo telefone 4198-4120. Em todos os casos, ela precisa ser administrada 10 dias antes da viagem.

O que é a febre amarela
A febre amarela é uma doença viral grave transmitida por algumas espécies de mosquitos e pode contaminar seres humanos e macacos. Há dois ciclos da doença: a silvestre, que ocorre em áreas de mata e que afeta, principalmente, os macacos, e transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes; e o ciclo urbano, em que a doença pode ser transmitida entre seres humanos por meio da picada do Aedes aegypti. O Brasil não registra indícios do vírus em ciclo urbano desde 1942.

Não mate os macacos!
Por falta de informação, muitos macacos têm sido mortos em todo o Brasil. A VISA alerta para que não se mate e nem maltrate os animais, já que no caso da febre amarela, eles atuam como verdadeiros protetores da população humana. A identificação do vírus nesses animais é fundamental para as ações de prevenção da doença. “É crime qualquer forma de agressão aos macacos. Têm sido encontrados macacos envenenados no município”, alerta a equipe da Visa.

É importante que todos saibam que o vírus não é transmitido pelos macacos, e sim pelo mosquito. Os macacos funcionam como bioindicadores que permitem identificar as áreas de risco.

Caso sejam achados macacos mortos ou doentes, é de extrema importância que a população entre em contato com a Visa (4198-5679), a Guarda Civil Ambiental (4199-1400) ou a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (4199-1500) o mais rápido possível. Macacos doentes podem apresentar tontura, fraqueza ou falta de apetite, dentre outros sintomas.