1º Encontro Municipal de Alimentação e Nutrição reúne profissionais da rede

- 30 de outubro de 2019

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, inspirou a realização do 1º Encontro Municipal de Alimentação e Nutrição, que reuniu todos os nutricionistas que atuam na Prefeitura de Barueri. Realizado na sexta-feira (dia 25), o evento foi uma ótima oportunidade para promover atualização profissional e integração entre os profissionais.

Um dia inteiro de palestras no auditório da Fatec Barueri trouxe diversos temas do universo nutricional à tona. A primeira palestra foi proferida pela representante da Danone, Roberta Piovezan, que falou sobre câncer e alimentação; a segunda foi com a nutricionista Luciana Bartolo, que falou sobre a atuação da Vigilância em Saúde de Barueri e Segurança Alimentar; já a gestora nutricionista do Hospital Municipal de Barueri (HMB), Vanessa de Fátima Barbosa, discorreu acerca das perspectivas sobre a fome e a obesidade.

Após o almoço o evento foi retomado. O primeiro a iniciar os trabalhos da tarde foi Eduardo Alves, da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), que falou sobre síndrome metabólica; em seguida, Vera Helena Lessa, do CRN3 (Conselho Regional de Nutricionistas) abordou segurança alimentar e nutricional; por fim, Larissa Minassian, da Nestlé, falou sobre diabetes, concluindo o evento.

“O objetivo desse evento é reunir toda a nossa categoria de nutricionistas de diversas áreas e procurar falar a mesma língua, saber o que cada um faz e tentar atingir as metas que existem mundialmente, combater essa questão da fome, da obesidade e também, claro, dar uma visibilidade maior à importância da nossa profissão”, declara a nutricionista e coordenadora da equipe na Atenção Básica, Daniele Menezes Teixeira.

Ainda em prol do Dia Mundial da Alimentação, as sete UBSs que contam com nutricionistas realizaram, desde o dia 16, uma abordagem junto à população, pesando, medindo a altura, fazendo o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) para definir o estado nutricional e deu orientações sobre alimentação saudável. De acordo com Daniele, todos esses dados foram reunidos e serão utilizados para estipular o perfil da população para poder definir as ações de 2020.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp