Temp

Clube da Leitura

Um grande esforço está sendo desenvolvido em Barueri (cidade de 248 mil habitantes na região oeste da Grande São Paulo) para envolver as pessoas no saudável, rico e prazeroso hábito da leitura. 

Uma tarefa, aliás, nada fácil. Ler, infelizmente, não tem sido o antídoto mais indicado para curar a ignorância; nem o remédio recomendado para aliviar a dor da desinformação e cicatrizar as feridas do obscurantismo. Vivemos um mundo cada vez mais tecnológico e, no entanto, milhões de brasileiros, mesmo alfabetizados, não compreendem o que lêem. 

Quem lê e entende o que lê, não pega ônibus errado, não assina o que não sabe e não aplaude o que não compreende. Com onze bibliotecas municipais, 03 espaços de leitura e inúmeros programas de estímulo à leitura, Barueri quer mostrar que não são necessários investimentos volumosos para construir uma comunidade mais integrada, incluída e cidadã.

O que é?

Lançado oficialmente no dia do escritor (25 de julho) de 2002, o Clube da Leitura Barueri reúne um elenco de atividades inclusive algumas que já eram desenvolvidas principalmente nas bibliotecas municipais, como a Hora do Conto, o Poemando, entre outras. 

Sistematizando as ações de estímulo à leitura, o Clube da Leitura Barueri passou a gerar uma série de novas ferramentas como o Mochilivro, a Distribuição Gratuita de Livros para a População, etc. 

O Clube da Leitura Barueri é o envolvimento de pessoas e instituições de todos os setores – governamental, empresarial e da sociedade civil organizada - no propósito de transformar Barueri em uma cidade de leitores e a leitura, matriz da cidadania, em ação de política pública no município.

Como fazer parte?

É muito fácil fazer parte do Clube da Leitura Barueri: bastam duas fotos 3x4, um documento de identidade e um comprovante de residência. Qualquer biblioteca pública de Barueri faz a inscrição. 

As crianças e adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos. No ato da inscrição informações importantes são transmitidas como o direito de retirar livros para ler em casa e o dever de devolvê-los em ordem e no prazo estipulado. 

As facilidades e vantagens de ser sócio(a) do Clube da Leitura também são informadas. Uma carteirinha é confeccionada permitindo acesso ao maravilhoso mundo da leitura e dos programas especiais para sócios(as) do Clube.

Projeto Coala

É um projeto pioneiro de leitura de contos infantis, como recurso terapêutico para o fotalecimento da relação mãe e filho. 

A leitura se inicia durante a gestação e se estende até a criança completar o 5º ano de vida. Tem como parceiros a Fundação Victor Civita, Instituto Fernandes Figueira (FIOCRUZ), Instituto do Coração (INCOR).

Primeiras Leituras

Para serem introduzidas no maravilhoso mundo que a leitura proporciona as crianças (inclusive os bebês recém-nascidos) recebem uma atenção especial do Clube da Leitura Barueri. 

Facilitadores de leitura das bibliotecas lêem nas escolas de educação infantil e nas maternais e até na maternidade municipal.

Arrecadação de Livros

Uma campanha permanente na Cidade
Encha o saco de futuro. Doe Livros! Displays com esta mensagem estão espalhados, principalmente pela cidade de Barueri. Um saco de estopa, na base do display, sugere a necessidade de ser “enchido” de livros. 

Classificação e Seleção 

Para cada livro, um destino 
Depois de arrecadados, os livros são encaminhados para serem classificados e selecionados. 

Parte vai para as bibliotecas e montagem de outros espaços de leitura e outra parte é destinada à distribuição gratuita de livros.

Empréstimos de Livros

As bibliotecas possuem um acervo de 204.341 livros. 

Para levar livros para casa é necessário ficar sócio do Clube da Leitura Barueri. Em 2006 foram emprestados 134.030 livros. 

Os usuários podem permanecer com o livro pelo período de uma semana

Internet Pública

A navegação permite o acesso ao espetacular mundo da informação globalizada, facilitando a pesquisa e conectando as bibliotecas e seus freqüentadores ao mundo globalizado.

Encontro com Autores

Crianças, adolescentes e adultos são convidados a participar de encontros com escritores e poetas. 

É a oportunidade de ouvir, conversar, trocar informações, buscar mais e novos conhecimentos, através do imensurável prazer de conversar com quem escreve, com quem aflora suas emoções e as dissemina por meio dos livros.

Galeria de Escritores

Bustos de renomados escritores, nacionais e estrangeiros, fazem parte da galeria. 

As pessoas passam a conhecer o escritor e sua biografia. Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Machado de Assis, José de Alencar, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Graciliano Ramos entre outros fazem parte do acervo.

Hora do Conto

Em todas as bibliotecas, às quartas-feiras (menos feriados) e sempre às 15 horas, uma história é encenada ou contada. 

As escolas são sempre convidadas, mas a Hora do Conto é aberta para a comunidade.

Mochilivro

Uma pesquisa é entregue para funcionários de empresas, indústrias e escolas e procura saber do interesse em receber livros, revistas, gibis e outros periódicos que podem ser levados para casa, inclusive para outras pessoas da família. 

Em lista preparada pelo departamento de bibliotecas da Secretaria de Cultura e Turismo as pessoas interessadas escolhem o que querem ler e esses títulos são acondicionados em uma mochila de lona e entregues a um responsável que se encarrega de distribuir os livros encomendados.

Sarau Literário

Algumas pessoas ainda conservam o agradável hábito de se reunirem para ler. 

É um acontecimento social, com uma programação consistente e frequente. 

A intenção do Clube da Leitura Barueri é difundir essa prática, levando-a também para as fábricas, escolas, bibliotecas como um exercício permanente, prazeroso e importante para o bem-estar, o desenvolvimento da auto-estima e das relações sociais.

Prêmio Barueri de Literatura

Um concurso que premia o texto literário inédito é outra ação que o governo municipal implanta para reforçar mais ainda sua disposição de investir na leitura e na literatura. 

A primeira edição do Prêmio Barueri de Literatura aconteceu em 2003.

O lançamento ocorreu em 25 de julho e a premiação em 29 de outubro.

Contos e Poesia e em três categorias: 

1) até 14 anos de idade; 
2) acima de 14 anos de idade e 
3) não residentes no município. 

O Prêmio Barueri de Literatura quer estimular a produção de literatura de boa qualidade e descobrir talentosos escritores, poetas, contistas.

Regulamento do Prêmio Barueri de Literatura

Artigo 1º) A Secretaria de Cultura e Turismo está organizando o Prêmio Barueri de Literatura. O tema é livre e o propósito é revelar novos talentos e promover o entusiasmo pela literatura. A periodicidade do evento é anual e a ocorrência desdobrar-se-á nos meses de julho a outubro.
Artigo 2º) O Prêmio Barueri de Literatura consistirá em concurso de contos e poesias, subdividindo-se em três categorias:
§ 1º) Autores locais com idade acima de 14 anos;
§ 2º) Autores locais com idade de até 13 anos, 11 meses e 29 dias completada até a data da inscrição;
§ 3º) Autores não residentes em Barueri.
Artigo 3º) Os autores com idade inferior a 18 anos deverão ser representados por seus pais ou representantes legais no ato da inscrição, mediante a exibição de comprovante de idade e de comprovante de residência para autores locais.
Artigo 4º) No ato da inscrição, os trabalhos deverão ser entregues e com esta atitude, os autores concordarão implicitamente com as normas do concurso, inclusive concedendo à Prefeitura Municipal de Barueri, o direito de publicação dos trabalhos e assumindo total responsabilidade por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na lei;
Artigo 5º) Os autores poderão inscrever-se simultaneamente, nas duas modalidades: contos e poesias, com no máximo 02 (dois) trabalhos em cada modalidade;
Artigo 6º) Os textos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede a utilização de termos estrangeiros;
Artigo 7º) Na modalidade poesias, será admitido um máximo de 03 (três) páginas para cada obra inscrita, com 03 (três) cópias, em papel branco, formato A-4 (210mm x 297mm), digitadas em corpo 14, fonte Ariel ou Times New Roman, usando apenas um lado da folha. As obras deverão conter o seu 
título e pseudônimo do autor. Em folha à parte deverão estar contidos dados completos do autor e quando menor de 18 anos, também os dados do seu representante legal: nome, endereço, telefone, número da cédula de identidade, número do CPF, e-mail, título das obras e pseudônimo do autor;
Artigo 8º) Na modalidade contos cada autor poderá inscrever até 02 (duas) obras que contenham um máximo de 05 (cinco) páginas, e um mínimo de 03 (três) páginas, com 03 (três) cópias de cada página, em papel branco, formato A-4 (210mm x 297mm), digitadas em corpo 14, fonte Ariel ou Times New Roman, usando apenas um lado da folha. As obras deverão conter o seu título e pseudônimo do autor. Em folha anexa deverão estar contidos dados completos do autor e quando menor de 18 anos, também os dados do seu representante (nome, endereço, telefone, número da cédula de identidade, número do CPF, e-mail e os títulos das obras e pseudônimo do autor).
Artigo 9º) As inscrições iniciar-se-ão a partir de 26 de julho de 2005 e encerrar-se-ão em 16 de setembro de 2005, devendo ser feitas pessoalmente nas Bibliotecas Municipais e no Ganha Tempo – Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro
§ único – Apenas para os autores não residentes em Barueri as inscrições poderão ser feitas pelo Correio (Centro Cultural, Rua Mônaco, 260 – Parque Santa Luzia/Centro – Barueri – CEP 06402-120).
Artigo 10º) Em data prevista para julho de 2006, a organização publicará livro-coletânea reunindo os três primeiros trabalhos de cada modalidade e categoria. 

· Disposições Gerais
Artigo 11º) O presente regulamento valerá para o corrente ano;
Artigo 12º) A classificação final será comunicada através da imprensa local e contato telefônico;
Artigo 13º) Não poderão participar do concurso em qualquer das categorias, funcionário da Secretaria de Cultura e Turismo;
Artigo 14º) Os prêmios em vale-compra terão de ser resgatados no dia 03/11/05;
Artigo 15º) As obras inscritas não serão devolvidas pela organização;
Artigo 16º) A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível;
Artigo 17º) Os casos omissos serão resolvidos conforme entendimento da Comissão Organizadora;
Artigo 18º) À Comissão Organizadora está reservado o direito de não conceder, no todo ou em parte as premiações aludidas neste concurso, seja em função do número de inscrições e ou pelo nível qualitativo dos textos apresentados;
Artigo 19º) Os prêmios adiante mencionados serão patrocinados por Tamboré S/A, Escola Info Jardins e Livraria Teixeira.

Poemando

Um poeta diferente, é escolhido e seus versos são interpretados e até musicados pelos alunos e instrutores das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo. 

Após a apresentação é comum o empréstimo de livros de poesia do poeta declamado. A equipe do Poemando visita bibliotecas, escolas e empresas. É poesia, sem fronteiras.

Espaço de Leitura

As crianças são estimuladas a folhear, manipular, ouvir e contar histórias, e assim entrarem no maravilhoso mundo da literatura. 

Atualmente existem 04 espaços de leitura, são eles: 
Ganha Tempo, Brinquedoteca; Biblioteca de Artes e Museu Municipal de Barueri.