Temp

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

O que é o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social?

O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constituindo espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social. 

Por meio do CRAS, as famílias em situação vulnerável devido a pobreza, privação ou fragilização de vínculos passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. O País conta, atualmente, 7.669 unidades distribuídas pelo território nacional. No município de Barueri temos instaladas cinco unidades de CRAS (Engenho Novo, Belval, Silveira, Parque Imperial e Mutinga), localizados nos seguintes endereços:

CRAS Jd. Belval

Rua Casemiro de Abreu, 329 - Jd. Belval
Telefone: 4199-0332 
Email: cras.belval@barueri.sp.gov.br

CRAS Engenho Novo

Rua Capitão Francisco César, 1488 - Engenho Novo
Telefone: 4198-8397 / 4161.2444
Email: cras.engenho@barueri.sp.gov.br

CRAS Pq. Imperial

Rua Padre Cícero Romão Batista, 136 - Pq. Imperial
Telefone: 4191-2253 / 4195.6207
Email: cras.imperial@barueri.sp.gov.br

CRAS Jd. Silveira

Av. Brig. Manoel Rodrigues Jordão, 1110 - Jd. Silveira
Telefone: 4162-1370 / 4201.6535
Email: cras.silveira@barueri.sp.gov.br

CRAS Jd. Mutinga

Rua Nova Aurora, 549 - Jd. Mutinga
Telefone: 4193-8409 / 4193.8471
Email: cras.mutinga@barueri.sp.gov.br

Como atua o CRAS

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dentre os objetivos desse serviço estão à prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dentre os objetivos desse serviço estão à prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social e além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. Desempenhando papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, preferencialmente em espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e contando com uma equipe profissional de referência. 

Nesse sentido, destacam-se como principais atuações do CRAS:

• Prestar serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;
• Articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica local;
• Previnir as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania. 

Esclarecemos que a existência do CRAS está estritamente vinculada ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, podendo ser ofertados outros serviços, programas, benefícios e projetos conforme disponibilidade de espaço físico e de profissionais qualificados para implementá-los, e desde que não prejudiquem a execução do PAIF e nem ocupem os espaços a ele destinados. Os demais serviços sócio-educativos, ações complementares e projetos de proteção básica desenvolvidos no território de abrangência do CRAS devem ser a ele referenciados. 

É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais intra-urbanas e a importância presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades.

Ao estabelecer o PAIF como prioridade dentre os demais serviços, programas e projetos da proteção social básica, que tem como principal foco de ação o trabalho com famílias, bem como ao territorializar sua esfera de atuação, o CRAS assume como fatores identitários dois grandes pilares do SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização.

Fonte

http://www.dataCRAS.com/sobre-nos2/
https://mds.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/assistencia-social/psb-protecao-social-basica/CRAS-centro-referencia-assistencia-social/CRAS-institucional
http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2011/10/conheca-o-centro-de-referencia-de-assistencia-social