Coordenadoria da Juventude

Implantada em 2013, a Coordenadoria da Juventude e Políticas sobre Drogas,  atualmente está vinculada à Secretaria da Família com a finalidade de coordenar, integrar e desenvolver políticas públicas para juventude e alinhar as políticas sobre drogas, promovendo diálogo entre poder público e a sociedade civil, incluindo-a na elaboração de soluções para as situações sociais envolvendo tais temáticas.

Nossa Missão

Promover a participação dos jovens na elaboração de ações e atividades sociais, culturais, esportivas, educacionais e de empreendedorismo, além de fomentar políticas públicas sobre drogas que vigorem de acordo com as características do município de Barueri, por meio da articulação das Secretarias envolvidas e setores responsáveis por tais políticas, promovendo um trabalho interdisciplinar e integrado. A Coordenadoria busca assim investigar o cenário municipal e dar um novo dinamismo à atuação nesses eixos.

No eixo de atuação em Políticas Públicas para Juventude promove o diálogo com os jovens entre 15 e 29 anos e movimentos juvenis a fim de estimular e incentivar o pensamento crítico e sua participação nas decisões políticas do município. Assim, desenvolve um novo patamar de empoderamento da juventude como geração futura, com capacidade de atuar mediante seus direitos e deveres.

No eixo de atuação em Políticas Sobre Drogas, realiza ações de cunho preventivo, como “Rodas de Conversa”, e ações de parceria e apoio técnico a demais equipamentos e equipes da gestão municipal que se deparem com questões relativas ao tema “álcool e outras drogas”. Além disso, faz a gestão do convênio da prefeitura com Comunidade Terapêutica, que oferece tratamento para casos de uso abusivo grave e dependência de álcool e outras drogas, realizando, inclusive, atendimento inicial ao munícipe que esteja interessado nessa forma de cuidado. Tem como objetivo, também, propor aos demais parceiros da gestão pública a construção de um planejamento municipal de políticas sobre drogas.

INFORMAÇÕES:
Secretaria da Família - Coordenadoria da Juventude
Jandira guerra, 60 - Centro - Barueri - SP - CEP: 06401-210
Fone: (11) 3164-9566 - e-mail: juventude@barueri.sp.gov.br