Temp

Programa de prevenção às drogas nas escolas completa mais uma etapa

- 01 de abril de 2022

O encerramento de mais uma etapa do Programa de Ações Preventivas da Guarda Municipal de Barueri (PAP), neste dia 1º de abril na EMEF José Leandro de Barros Pimentel, no Jardim Silveira, foi uma celebração em defesa de uma vida saudável e a conscientização do perigo das drogas. O PAP tem por objetivo alertar as crianças e jovens da rede de ensino municipal sobre os riscos sobre o consumo de álcool e das drogas. 

Cerca de 350 estudantes de 6º e 7º anos assistiram as duas sessões de esclarecimentos sobre o tema promovidas pela Guarda Municipal na sexta (1º de abril) participaram da cerimônia de encerramento na quadra da escola. Além de mais orientações de alerta sobre o consumo de entorpecentes e do álcool, os alunos viram a demonstração do cão pastor Ayron, do canil da corporação, treinado para localizar drogas escondidas, e apreciaram um pocket show do saxofonista e guarda civil municipal Garcia. 

Futuro pela frente 

“Foi muito interessante e aprendemos sobre os perigos do álcool e das drogas, da nicotina e do narguilé”, disse Arthur Felipe Alexandrino, de 12 anos, da 7ª série. Já o colega de turma, Daniel Antunes da Silva, também de 12 anos, ressaltou como os vícios podem comprometer o futuro: “a gente tem um grande futuro pela frente e não podemos atrapalhar isso por causa das drogas”.  

A diretora da EMEF, Maria de Jesus Nascimento, disse que a iniciativa é um complemento importante no trabalho pedagógico que a escola promove. “O aluno vai saber se prevenir e não ficar à mercê das drogas, não deixando se enganar, mas também aprende a valorizar a família e a não violência”, disse.  

Retorno positivo 

A professora de História, Carla Dantas, ressaltou a relevância em apresentar dados científicos sobre o problema, que demonstram os malefícios do consumo de substâncias tóxicas na vida das crianças. O GCM José Vital Moia, responsável pelo programa ao lado do colega Márcio Aparecido, comemorou o retorno que recebem por parte dos alunos: “é um reconhecimento e um carinho muito grandes para nós”.  Ambos receberam orientações e capacitação da Rede Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) para integrar o PAP em Barueri.  

A próxima etapa do Programa de Ações Preventivas da Guarda Municipal de Barueri será na EMEF Levy Gonçalves de Oliveira, no Parque Imperial. 

Temp Temp