Temp

Novas lousas digitais dinamizam as aulas e melhoram a aprendizagem

- 01 de julho de 2019

O uso de recursos tecnológicos mais avançados para a melhoria da aprendizagem vem sendo uma rotina constante nas escolas da rede de ensino de Barueri. Além das avançadas ferramentas do Google For Education, por intermédio dos modernos chromebooks, desde o início do mês de junho, todas as escolas municipais de Ensino Fundamental da também estão contando com modernas lousas digitais.

Na Emef Elvira Lefevre Sales Nemer, por exemplo, os novos equipamentos estão fazendo um grande sucesso, em especial para os alunos com deficiência visual e intelectual, pois a escola é um dos polos do AEE (Atendimento Educacional Especializado). De acordo com o diretor Ricardo Fernando Cajueiro, os novos recursos estão beneficiando tanto os alunos como os professores. “As aulas estão sendo muito mais dinâmicas e interessantes”, observou.

Para a professora Eliana Garcia Constantino, que trabalha com alunos com baixa visão, a utilização das novas lousas digitais tem sido uma excelente ferramenta para desenvolver e aprimorar habilidades de percepção visual. “Como a lousa é totalmente interativa, os alunos realizam atividades de maneira lúdica”, explicou.

A psicopedagoga Deborah Hortência Leite, do Departamento de Educação Especializada da Secretaria de Educação, também avaliou os benefícios dos novos equipamentos. “As lousas digitais marcam novo ciclo no processo de ensino da Educação de Barueri, principalmente na sala de Atendimento Educacional Especializado. Elas vêm contribuir ainda mais na prática pedagógica do professor por intermédio das ferramentas digitais. Com os recursos, o trabalho do professor fica ainda mais dinâmico, traz à luz um novo panorama na inclusão social”, disse.

Sobre os novos recursos
Os modernos equipamentos são como telas imensas de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.

O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto ele apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp