Seminário Municipal: Rafael Ilha conta experiência com drogas e ressalta importância da prevenção

- 01 de julho de 2022

Ao descrever sua trajetória de superação do vício em drogas, o ex-vocalista do grupo Polegar, Rafael Ilha, ressaltou a importância da prevenção como determinante no enfrentamento ao vício com álcool e entorpecentes. A fala do artista e agora palestrante aconteceu durante o Seminário Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, na quinta-feira (dia 30), no auditório do Centro de Cultura e Paz, promovido pela Secretaria da Família e o Comad (Conselho Municipal Antidrogas) de Barueri.

“É preciso fazer a prevenção já dentro de casa. É importante encontrar o modo certo de falar em casa com as crianças e adolescentes e explicar sobre os males das drogas de maneira adequada”, disse o ex-Polegar, que enfrentou a dependência durante boa parte de sua vida e agora, recuperado, dá palestras em escolas e instituições, além de retomar suas atividades no campo das artes e, mais recentemente, na política também.

Rafael estruturou sua apresentação nos aspectos “como prevenir”, “como identificar” e “o que fazer” com relação ao uso das drogas. Ele afirmou que faz cerca de seis ou sete palestras mensais sobre o tema e elogiou a iniciativa da Secretaria da Família e do Comad: “é de suma importância que as prefeituras assumam o combate a um problema que é uma verdadeira epidemia”.

CAPS
O ex-dependente de drogas, Paulo César Teixeira Leal, acompanhou de perto as palestras e fez questão de cumprimentar Rafael. Morador da Vila Boa Vista, ele disse que conseguiu se livrar das drogas após tratamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade, há oito anos. “Gosto de me atualizar sobre esse tema e gostei muito da palestra”, completou.

O seminário aconteceu em função da lei municipal 040/2019, que instituiu a “Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas”, em referência ao dia 26 de junho, Dia Internacional de Combate ao Uso de Drogas.

O evento contou também com as participações do artista plástico e arte educador Jamil, de Barueri, e do artista de rua Thiago, além da diretora técnica da Secretaria da Família, Mari Oliveira, que abordou o tema da “importância do cuidado e atenção às famílias na relação com a dependência química”.

A diretora também apresentou os serviços prestados pela Sefam (Secretaria da Família) sobre o assunto.  Outros palestrantes do dia foram Ronaldo Campos, da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz e conselheiro do Comad, e o presidente do Comad, Bartolomeu Luiz de Oliveira, com o tema “O sofrimento da família na dependência química”.

Arte educação
Jamil mostrou algumas obras, resultado do seu trabalho com ex-internos da Fundação Casa e pessoas em situação de rua. “Quero que meus alunos não tropecem nas mesmas pedras que eu tropecei”, disse o arte educador, que conviveu na adolescência com a violência e a proximidade com o mundo do tráfico.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento. Para o secretário da Família de Barueri, Silvio Macedo, a intenção é “convocar a sociedade para refletir sobre a necessidade do trabalho preventivo, do fortalecimento dos vínculos familiares e das políticas públicas desenvolvidas para o combate ao problema da dependência”.

Ao término do evento foi lançado o gibi Roda de Conversa em Família, com a capa “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, produzido pela Secretaria da Família.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp