Temp

1º de setembro: Dia do Profissional de Educação Física

- 01 de setembro de 2022

Comemora-se nesta quinta-feira (1º de setembro) em todo o Brasil o Dia do Profissional de Educação Física. A data coincide com a regulamentação da profissão ocorrida na mesma data em 1998 através da Lei Federal 9.696. Na ocasião foram criados também o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física.

São considerados profissionais de Educação Física os técnicos e treinadores esportivos, os orientadores de exercícios corporais, os personal trainers, os preparadores físicos, os monitores de atividades corporais, os motricistas (especialistas em funções musculares e dos nervos), o cinesiólogo (analista dos movimentos) etc.

Os profissionais de Educação Física são fundamentais na orientação das atividades físicas, do bem-estar, da manutenção da saúde e da consequente melhora da qualidade física da população em geral.

Há muito tempo a formação desses profissionais envolve muito mais do que o estudo de danças, modalidades esportivas e exercícios físicos. Os universitários recebem informação sobre o comportamento motor, do corpo humano, fisiologia, bioquímica e biofísica.

A partir dos anos 1980 passou a haver uma procura mais acentuada da população por atividades físicas nos parques, praças, ruas e academias visando um bom condicionamento e a busca de um corpo perfeito.

É importante lembrar que somente esses profissionais estão aptos a fornecer uma orientação adequada, elaborando planos de exercícios que atinjam os objetivos e que não comprometam a saúde dos praticantes.

O profissional de Educação Física em Barueri
Por oferecer diversas atividades a munícipes a partir dos seis anos nos diversos polos esportivos (quadras poliesportivas, ginásios, academias de ginástica de artes marciais e campos de futebol), Barueri é uma verdadeira capital do esporte.   

Para administrar toda essa estrutura esportiva são necessários profissionais de Educação Física competentes e que tenham real compreensão do papel que representam. Não é à toa que muitos municípios visitam Barueri para  tentar implantar um modelo similar de administração.

“A Secretaria de Esportes de Barueri se esmera em contratar os melhores profissionais especializados para atuar nos estabelecimentos de ensino e os bacharéis para atuar nas academias, nos projetos esportivos, nos programas de condicionamento físico etc.”, revela Roberto Camargo, coordenador geral de modalidades, que também é profissional de Educação Física.

Além disso, a Secretaria de Esportes está sempre promovendo congressos e seminários no Ginásio José Corrêa e no auditório da Arena Barueri, convidando autoridades e profissionais qualificados para que os professores aprimorem ainda mais os seus conhecimentos e contribuam na formação de cidadãos.                   

Temp Temp Temp Temp Temp