Temp

Sads e CMI comemoram Dia Internacional do Idoso

- 01 de outubro de 2021

O Conselho Municipal do Idoso de Barueri (CMI), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), promoveu na sexta-feira (dia 1º de outubro) um evento virtual em comemoração ao Dia Internacional doas Pessoas Idosas, celebrado anualmente em 01/10. Duas palestrantes convidadas abordaram o tema “Envelhecimento e Políticas Públicas”.

Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, declarou na abertura do evento que “Barueri pensa em políticas públicas antes de todos”. Ela parabenizou o CMI pela iniciativa, falou sobre o Parque da Maturidade José Dias da Silva, sobre o serviço prestado pelo Grupo Vida e homenageou todos os idosos.

Vanessa Fernandes Konishi, presidente do CMI, falou sobre a necessidade de refletir sobre a importância dos idosos “que nos trazem tantas contribuições”. Destacou ainda as ações do Conselho para continuar garantindo o cumprimento das políticas públicas durante a pandemia.

Palestrantes
Marisa Accioly, assistente social, especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, abordou o tema de forma abrangente e elogiou o trabalho feito no município de Barueri. Segundo ela, “o mundo envelhece”. Ela discorreu sobre a Política Nacional do Idoso (PNI), que é de 1994 e carece de revisão.

Outra palestrante, a Thais Bento Lima Silva, que é  coordenadora do curso de pós-graduação em gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social, declarou: “no Brasil e no mundo, a velhice tem múltiplas fases e usamos a expressão ‘velhices’ porque cada indivíduo é único”. Ela destacou também o avanço das políticas públicas para o idoso no contexto internacional.

Mais programação
Como parte das comemorações, o CMI programou também uma série de depoimentos de personalidades municipais falando sobre “Envelhecer em Barueri”. Os vídeos  começam a ir ao ar nessa sexta-feira mesmo, pelo Facebook da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Os convidados são:
Rubens Furlan, prefeito de Barueri;
Beto Piteri, vice-prefeito e secretário de Obras;
Bruna Furlan, Deputada Federal;
Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade;
Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social;
Antonio Carlos Pasinato, Chefe de Gabinete da Prefeitura;
Maria Clara, Conselheira do CMI e integrante do Rotary;
Maria Lúcia, fundadora do Grupo Vida;
Carlos Sérgio, frequentador do Parque da Maturidade;
Odila Placêncio, escritora e poetisa; e
Tio Giba, funcionário da secretaria de Esportes.

Temp Temp Temp Temp Temp