Temp

Feirão das Profissões em Barueri amplia horizontes e inspira jovens estudantes

- 01 de outubro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 

Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • O Feirão das Profissões, promovido pela Prefeitura de Barueri, orientou e inspirou jovens sobre carreiras e o mercado de trabalho.  
  • O evento destacou a importância da educação, da inteligência emocional e do aprendizado contínuo.  
  • Estudantes relataram novas perspectivas e valorização das oportunidades.  

No dia 25, o Centro de Eventos de Barueri se transformou em um espaço de descobertas e possibilidades durante o Feirão das Profissões, iniciativa da Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria da Família (Sefam). Com o tema “Futuro começa aqui: explorando caminhos profissionais”, o evento reuniu estudantes, docentes e profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de orientar e inspirar jovens sobre o mercado de trabalho e carreiras promissoras.  

O mote do encontro, “Ampliar as possibilidades”, esteve presente em todas as falas, reforçando a importância da educação como ferramenta de transformação. Entre os convidados, o mestre em Ciências pela Universidade Mackenzie, campus Alphaville, Roberto Ferreira, destacou a relevância de buscar aprendizados em diferentes áreas, mesmo que não estejam diretamente ligadas à profissão escolhida. “Quanto mais você diversificar o seu conhecimento, mais oportunidades e mais chances você vai ter no mercado de trabalho hoje e nos próximos anos. Um administrador que não entende nada de Direito terá dificuldades, por exemplo”, observou.  

Ele também ressaltou a necessidade do aprendizado contínuo: “Você precisa se convencer de que deve aprender o tempo inteiro, inclusive em áreas distintas, mas que se complementam. E precisa ter a consciência de que vai aprender até o fim da vida”, afirmou.  

Saiba mais 
Inteligência emocional em foco 
 
Outro ponto de destaque veio com o docente André Rogério do Prado, especialista em disciplinas voltadas à engenharia de produção e à gestão da tecnologia da informação. Ele falou sobre Governança Corporativa, ciência de dados e inteligência artificial, mas fez questão de frisar que, mais do que dominar a técnica, o profissional do futuro precisa desenvolver inteligência emocional. “O que falta para vocês hoje é inteligência emocional. A parte técnica vocês dominam até melhor que nós, mas o que falta é saber lidar com a pressão do dia a dia. Vocês são ótimos no digital, mas falta o contato humano, algo que foi ainda mais prejudicado com o isolamento da pandemia de 2019”, pontuou. Para André, cabe ao professor do futuro ajudar a superar essas limitações e promover um equilíbrio entre tecnologia e relações humanas.  

Futuro é hoje  
Isabeli Eduarda de Oliveira, de 17 anos, do 2º ano de Química da Fieb Engenho Novo, compartilhou sua impressão: “Achei incrível, principalmente porque Barueri está crescendo muito e nos dá oportunidade de escolher nossa faculdade. É inspirador trazer pessoas que souberam escolher bem seus caminhos.”  

Maria Clara Camargo da Silva, 16 anos, ressaltou a importância do direcionamento: “Muita gente sai do curso sem saber qual carreira seguir. Ter esse norte antes de sair do ensino médio é muito importante. Foi uma iniciativa muito boa.”  

Já para Kauani Rodrigues dos Santos Borges, também de 16 anos, a feira trouxe uma nova perspectiva: “Saber que existe a opção de mudar de profissão é muito legal. Essa feira trouxe novas possibilidades, porque muita gente acaba mudando de ideia ao longo do percurso.” 

Temp Temp Temp Temp