Temp

Pintura de adolescente do Caps de Barueri fica em segundo lugar em exposição de artes

- 01 de dezembro de 2021

Expressar os sentimentos através da pintura em tela fez MJSP, de 13 anos, ganhar o segundo lugar na “Exposição Sentido da Vida”. O concurso de arte teve a participação de cerca de 70 trabalhos em fotografia, artesanato, poesia, pintura e ilustração, obras de autoria de pacientes dos Caps dos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco, Jandira, Carapicuíba e Itapevi. MJSP é paciente da Caps I – Trilha (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil) de Barueri.

A exposição aconteceu em setembro no Centro de Memória Integração Cultural, em Santana de Parnaíba. As obras foram selecionadas por visitantes, professores de artes e psicólogos.

A atividade terapêutica da qual a adolescente do Caps I participou foi uma entre várias outras organizadas pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Saúde e da Diretoria Técnica de Saúde Mental, como das ações do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Vínculo de confiança na terapia
A pintura que foi classificada em segundo lugar retrata as várias facetas da vida, na visão da adolescente. “Eu quis mostrar a família, religião, amor, escola, sucesso. A vida tem muitos sentidos”, disse.

Cristiane da Cunha, psicóloga que acompanha MJSP, disse que ela é uma adolescente que criou um vínculo de confiança no processo terapêutico muito positivo, contribuindo bastante para a evolução do seu tratamento.

“Observo que quando o paciente consegue se expressar, há como consequência um amadurecimento que contribui para a compreensão de como lidamos com nossos conflitos, e pude observar isso acontecer com ela”, afirmou Cristiane.

Ainda de acordo com a psicóloga, atividades voltadas para o protagonismo juvenil são fundamentais para o fortalecimento da autoestima e a arte proporciona isso.

Temp Temp