Temp

Dezembro Vermelho começa com ações de conscientização e testes rápidos

- 01 de dezembro de 2022

Neste sábado (dia 3), vai acontecer a campanha “Fique Sabendo” para testagem de HIV, sífilis e hepatites, promovida pelo Programa Estadual  DST/Aids de São Paulo em parceria com a Secretaria de Saúde de Barueri. A iniciativa faz parte do Dezembro Vermelho, cujo objetivo é alertar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde para a realização da campanha em função do Dia Mundial de Combate à Aids, que acontece em 1º de dezembro.

Testagem e preservativos
A ação está programada para ser realizada na estação ferroviária Antônio João, na rua Acre, das 13h às 21h, com tenda para testagem gratuita, distribuição de material informativo e também de preservativos. A iniciativa é levada a cabo pela equipe do Programa IST/Aids de Barueri. IST é a sigla para infecções sexualmente transmissíveis.

“Também vai ter orientação sobre a Prep (profilaxia pré-exposição), com abertura de protocolo aos pacientes que têm maior exposição ao HIV e que, aprovados, passam a receber da administração municipal os medicamentos que permitem ao indivíduo estar mais preparado para enfrentar um possível contato com o vírus”, explicou Reinildo de Souza, responsável pelo Programa IST/Aids na cidade.

A campanha “Fique Sabendo” para testagem de HIV e sífilis não se resume à ação deste sábado. Ao longo de todo o mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade vão intensificar a realização de testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis. Caso identificada a presença de vírus, o paciente é encaminhamento para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Secretaria de Saúde, que é multiprofissional.

Temp Temp Temp