Barueri amplia ações de conscientização sobre AIDS e ISTs no Dezembro Vermelho
- 01 de dezembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- Barueri intensifica as ações do Dezembro Vermelho, ampliando prevenção e conscientização sobre HIV/Aids e outras ISTs.
- As iniciativas incluem palestras, orientações, busca ativa e testagem rápida em diversas unidades de saúde.
- A campanha reforça a importância do diagnóstico precoce, das práticas seguras e do combate ao estigma.
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou suas ações de prevenção e conscientização sobre HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) neste mês, reforçando a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da informação de qualidade. As iniciativas integram as campanhas nacionais “Fique Sabendo” e “Dezembro Vermelho”, ambas voltadas ao enfrentamento das ISTs e ao combate ao estigma ainda enfrentado por pessoas vivendo com HIV.
As ações têm como foco sensibilizar a população sobre práticas seguras, incentivar a realização de testes rápidos e fortalecer o cuidado integral à saúde sexual e reprodutiva. Ao longo de novembro e dezembro, diversas unidades de saúde da cidade recebem atividades como palestras, painéis informativos, orientações, busca ativa e intensificação da testagem.
ISTs: atenção e prevenção
Entre as principais ISTs que motivam o alerta das autoridades sanitárias estão: cancro mole, gonorreia, hepatites virais B e C, herpes genital, HPV e sífilis. Muitas dessas infecções podem ser silenciosas, reforçando a importância de testagem regular e prevenção.
Saiba mais
Ações já realizadas
A campanha “Fique Sabendo” ocorreu entre os dias 24 e 27 de novembro em unidades estratégicas, como PS Nair da Fonseca, José Agostinho, Engenho Novo, Arnaldo Figueiredo e Batalha da Aldeia, com oferta ampliada de testes rápidos e orientações.
A Prefeitura de Barueri, compromissada com a promoção da saúde e com o combate ao preconceito, garante acolhimento, orientação, testagem, acompanhamento e informação à população em suas unidades de saúde. Além disso, a Secretaria de Saúde destaca que a prevenção continua sendo a melhor forma de reduzir a transmissão das ISTs, e que buscar o diagnóstico é um passo fundamental para quebrar a cadeia de transmissão.
Programação do Dezembro Vermelho
Durante todo o mês, os moradores contam com atividades distribuídas por diferentes bairros. Confira os principais destaques:
- 01/12 – Palestras e orientações em unidades como Hélio Berzaghi, Maria Francisca de Melo, Vince Nemeth, Raquel Sandrini Ruela, Júlio Lizart, Pedro Izzo, João Siqueira, Dr. Luiz Fernando Nardy e José Francisco Caiaba (dia todo).
- 01 a 05/12 – Testagem rápida reforçada no Hermelino Liberato Filho e orientações no Amaro José de Souza.
- 01 a 05/12 – A UBS Maria Magdalena Macedo realiza orientações e oferta de testes rápidos das 9h às 17h.
- 1ª semana de dezembro – A UBS Adauto Ribeiro realiza testes rápidos de HIV e sífilis durante todo o dia.
- 02/12 – Ações no Pastor José Roberto Rossi (orientações às 8h e 14h) e intensificação de busca ativa no Benedito de Oliveira Crudo.
- 03/12 – Orientações no Ganha Tempo, às 10h.
- 05/12 – Palestras nas unidades Edini Cavalcante Consoli e Cleuso de Oliveira, além da intensificação de testes no Pastor José Roberto Rossi.
- 12/12 – Orientação e busca ativa durante todo o dia na UBS Elisabeth Izilda Duleba.
- 20/12 – Testagem rápida na UBS Armando Gonçalves de Freitas, das 7h às 19h.
- Durante o mês – A UBS Katia Kholer promove intensificação de testes rápidos diariamente, das 7h às 19h.
