IV Jornada Pedagógica da Fieb reúne profissionais consagrados em Barueri

- 02 de fevereiro de 2023

A Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) deu início à IV Jornada Pedagógica - Fieb em Transformação, na quarta-feira, dia 1º de fevereiro, na Praça das Artes. O encontro foi voltado a todos os professores e demais membros da equipe pedagógica que atuam nas unidades da Fundação.

Além da abertura realizada na Praça das Artes, com os principais eventos no dia 1º, a programação vai até o dia 3 (sexta-feira), com mais temas trabalhados na unidade Maria Theodora, em Alphaville.

O superintendente da Fieb, Luiz Antonio Ribeiro, explicou os objetivos do evento. “Nossa ideia é realizar essa Jornada Pedagógica semestralmente para qualificar ainda mais os professores, que são os formadores das próximas gerações”, revelou.

Esta edição contou com a parceria da “Educação Inédita”, consultoria especializada em Neurociência aplicada à educação, dirigida pela renomada neurocientista Carla Tieppo, pioneira no Brasil na aplicação da ciência do cérebro no desenvolvimento humano e organizacional.

Carla Tieppo é doutora formada pela Universidade de São Paulo (USP), palestrante e autora do livro “Uma Viagem pelo Cérebro - A Via Rápida para Entender Neurociência”. Todos os docentes participantes receberam um exemplar da obra.

Os participantes foram recebidos pelo prefeito de Barueri, Rubens Furlan, pelo vice-prefeito e secretário de Obras, Beto Piteri, e pelo secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, que convidou uma parte dos alunos da oficina de circo para se apresentar nos intervalos do evento.

Conteúdo programático
Dia 01/02 – Praça das Artes – para todos os educadores: Ciclo de palestras abordando temas como “Neurociência e Educação – Mundo VUCA e Mundo BANI”, proferida por Carla Tieppo; “A Perspectiva da Neurociência sobre a Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem” (Kharyna Rodrigues); “Saúde Mental na Escola -  Um Diálogo para Além do Tabu” (Maria Carolina Pedalino) e “Educação Restaurativa – Como Nossos Cérebros se Comunicam” (Marília Albuquerque);

Dia 02/02 – Escola Maria Theodora – para professores: “Oficinas de Elaborações de Questões Contextualizadas e Interdisciplinares”; “Avaliação, Estudo de Caso e Projetos”; “Estratégias Diversificadas – Equidade na Educação Inclusiva” e “Avaliação e Suas Rubricas”;

Para coordenadores pedagógicos: “Dimensões do Trabalho Pedagógico – Desenvolvimento do Currículo e Formação dos Professores” e “Gestão Criativa e Gestão Pragmática”;

Dia 03/02 – Escola Maria Theodora – para todos os educadores: Palestra interativa: “Desafios da Contemporaneidade para a Educação” e “Mudar – Potência ou Fragilidade?”.

Temp Temp Temp