Temp

Febre maculosa: saiba como se prevenir

- 02 de setembro de 2021

A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa aguda transmitida por carrapatos do gênero Amblyomma. Os principais sintomas são fortes dores de cabeça, febre súbita, dores musculares e manchas vermelhas nas palmas das mãos e solas dos pés.  

Por necessitar de umidade, o carrapato se prolifera em biomas que tenham essa característica (Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal predominantemente). Nessas regiões, os principais hospedeiros são a anta, a capivara e o cavalo. Os carrapatos se alimentam do sangue desses animais. A doença se manifesta de dois a 14 dias após a picada desses acarídeos.  

Nas regiões metropolitanas, os cães e os gatos (em menor escala) fazem esse papel. As capivaras estão também ocupando as margens dos rios que cortam a Grande São Paulo, muitas vezes ao lado de áreas de lazer (ciclovias e parques) muito frequentadas por cidadãos e seus familiares. 

Os carrapatos são aracnídeos de difícil combate. Não há como fazer pulverização dos focos porque provocaria a morte de outros animais. O que se deve fazer é o controle, ou seja, evitar que as pessoas e animais de estimação se aproximem dessas áreas.  

Dado o alto grau de letalidade da doença, a procura de atendimento médico em caso de aparecimento de sintomas deve ser imediata: “56% dos doentes de febre maculosa morrem até o quinto dia do início dos sintomas”, afirma o médico veterinário da Zoonoses de Barueri, Daniel Aspis. 

Em Barueri ainda não houve qualquer caso da doença, mas foram registrados cães e gatos parasitados pelo carrapato amarelo (Amblyomma aureolatum) nos bairros Parque Viana, Jardim Silveira, Jardim Califórnia e Jardim dos Altos. A vigilância junto aos animais de estimação é a melhor maneira de prevenir. 

Dicas de prevenção: 

- Evite áreas com presença de carrapatos; 

- Não permita que seus cães e gatos frequentem áreas de matas; 

- Respeite as placas indicativas de não aproximação de áreas de risco; 

- Previna a contaminação de seus pets utilizando repelentes e carrapaticidas indicados por médicos veterinários; 

- Não se aproxime de capivaras para tirar fotos ou qualquer outra coisa (elas também atacam); 

- Caso encontre carrapatos em seus animais de estimação, comunique ao Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) através do telefone 4198-5679 (de segunda a sexta-feira das 8h às 17h);


- Se preferir, retire os carrapatos usando luvas e pinça, ponha num frasco transparente com tampa e traga ao DTCZ. 

A retirada dos carrapatos requer cuidados. Mais informações AQUI

Temp