Temp

Exposição de artes visuais começa dia 4 na Praça das Artes

- 02 de fevereiro de 2023

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Barueri abre no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, às 15h, a Exposição do Prêmio Barueri de Artes Visuais Centenário da Semana de 22. O público terá a oportunidade de apreciar 49 obras inéditas compostas em diversas linguagens como pinturas, esculturas, caricaturas, mangás, entre outras. A entrada é franca.

A Exposição vai até o dia 4 de março, das 9h às 17h, na Praça das Artes, andar Mezanino (Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255 - Jardim dos Camargos).

O Prêmio Barueri de Artes Visuais é um concurso em que participam artistas da cidade e de outros locais do Brasil. O tema dessa edição foi a Semana de Arte Moderna de 1922, que completou 100 anos. Foram mais de 300 obras inscritas, sendo que 50 foram selecionadas, com prêmios que vão do 1º ao 8º lugar, além de menções honrosas. Os prêmios em dinheiro variam de R$ 5.500,00 (1º lugar) a R$ 750,00 (8º lugar).

Semana de 22
A Semana de Arte Moderna foi o marco oficial do Modernismo brasileiro. O Theatro Municipal de São Paulo reuniu artistas de diversas áreas entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Aconteceram apresentações musicais e conferências que se intercalavam às exposições de escultura, pintura e arquitetura. A intenção dos artistas da vanguarda da época era apresentar ao cenário cultural brasileiro as mais novas tendências da arte.