Temp

Impacto dos anti-hipertensivos nos rins é discutido por farmacêuticos de Barueri 

- 02 de maio de 2018

As ações dos anti-hipertensivos e seus impactos nos rins foram os temas discutidos pelos farmacêuticos de Barueri, ligados à Secretaria de Suprimentos. Seguindo a agenda mensal de educação continuada, a equipe se reuniu no auditório da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), na quinta-feira (dia 26 de abril) para a palestra “Análise Comparativa da Proteção Renal promovida pelos Anti-hipertensivos: inibidor direto da renina, IECA e ARA II”, ministrada pela farmacêutica da UBS Amaro José de Souza, Monica Nunes Bizerra.  

Ela falou sobre os mais diversos tipos de anti-hipertensivos, seus mecanismos e os efeitos que promovem diretamente nos rins, desde os medicamentos já existentes, assim como os novos presentes no mercado, decorrentes de estudos e pesquisas clínicas, que foram amplamente discutidos entre os presentes. Conforme explicou Mônica, a escolha correta desse tipo de medicamento influencia diretamente no controle, estabilidade e tratamento adequado dos pacientes,  sobretudo aqueles que já têm o histórico de problemas renais.  

A ação reforçou a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar no cuidado com o paciente, uma vez que o farmacêutico contribui quanto a interação medicamentosa, o uso racional, além de orientação farmacológica dos remédios prescritos.  

Não fique com dúvida 
Se o cidadão tiver dúvidas ou necessitar de informações sobre medicamentos, os profissionais colocam-se à disposição na Farmácia 24 Horas e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde também atuam.