CIT aumenta presença digital e facilita acesso a auxílios sociais

- 02 de junho de 2020

Melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia, facilitando o acesso a serviços públicos, sempre foi o objetivo da Prefeitura de Barueri, e agora, mais do nunca, em meio à pandemia, esse papel é cumprido por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que otimiza o atendimento digital para atender principalmente à população mais carente do município.

A pandemia da Covid-19 tem causado grandes impactos socioeconômicos e leva as pessoas a buscarem mais ajuda social. Em Barueri, este amparo está nas mãos da Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), que viabiliza serviços para moradores mais vulneráveis. Pensando no grande número solicitações que a Sads atende pelo telefone, o CIT criou uma funcionalidade no APP Barueri que facilita o acesso do cidadão a benefícios como cestas básicas.

Segundo o diretor de Sistemas do CIT, João Azevedo Júnior, a Sads apresentou uma necessidade inicial que era poder atender pelo telefone, desta forma foi implantada uma central mais robusta, mas a demanda ainda era muito intensa.

“O app foi desenvolvido para a comodidade do cidadão. O modelo desenhado foi pensado para o que o cidadão não precise ligar para a Secretaria, porque não adianta simplesmente o cidadão registrar o pedido e não conseguir acompanhá-lo”, explica.

Como acessar
O aplicativo, que pode ser acessado pelo celular ou pelo computador, permite registrar os dados e realizar a solicitação do benefício. O primeiro passo é baixar o APP Barueri (ou atualizá-lo, se já possuir), localizar o ícone “Social e Governo” e escolher a opção “solicitação do benefício”. Já pelo computador o acesso é pelo site http://servicos.barueri.sp.gov.br/atendimentoesasc.

Ambos os acessos são preenchidos com CPF, data do nascimento e o código verificador. Se o morador já estiver cadastrado como beneficiário na Sads, ele poderá acompanhar a situação do benefício.

Vislumbrar o futuro
Os profissionais de TI envolvidos nos processos digitais da Prefeitura de Barueri reavaliam a infraestrutura de trabalho com o objetivo de aumentar a produtividade dos servidores e vislumbrar uma tendência tecnológica em toda a rede de atendimento.

“Muitos funcionários têm conseguido trabalhar no estilo home office, essa foi a primeira frente. A outra preocupação foi para que o cidadão não fique desassistido pelo poder público, independente do cenário, com pandemia ou sem. Esse sistema de atendimento será mantido e pretendemos estender esse modelo para outras Secretarias. Nós, como provedores de tecnologia, temos a preocupação de poder dar assistência ao cidadão e ao funcionário que precisa desenvolver os seus trabalhos com eficiência”, conclui Azevedo.