Prefeitura convida para ação alusiva ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

- 02 de junho de 2023

A Prefeitura de Barueri, por meio da Diretoria Técnica de Nutrição, vinculada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), da Secretaria de Saúde, realizará na quarta-feira, dia 7, a ação de promoção de Saúde do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em oito UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Toda a população está convidada, especialmente aquelas responsáveis pela manipulação de alimentos, seja no ambiente doméstico ou profissional.

O evento terá início em três horários, sendo: das 8h30 às 10h30 na UBS Vince Nemeth (Jardim Audir), UBS Edini Cavalcanti Consoli (Jardim Tupan), UBS Dr. Adauto Ribeiro (Parque dos Camargos) e UBS Drª. Katia Kolher (Engenho Novo); das 13h30 às 15h30 na UBS Julio Lizart (Vale do Sol) e UBS Dr. Luiz Fernando Nardy Vasconcellos (Jardim dos Altos); e das 14h30 às 16h30 na UBS Pedro Izzo (Jardim Esperança) e UBS Amaro José de Souza (Jardim Mutinga).

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos chega à sua quinta edição ganhando cada vez mais relevância em todo o mundo. O tema deste ano é “Alimentação Segura, Melhor Saúde”.

Saúde e bem-estar
A ação de promoção de saúde tem como objetivo principal ajudar a prevenir riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, desenvolvimento sustentável, dentre outros. “O alimento seguro, ou seja, que apresenta qualidade biológica e nutricional, é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas”, afirma Daniele Menezes Teixeira, diretora-técnica de Nutrição da Cabs.

A celebração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em Barueri terá a presença da equipe de nutrição, que realiza atendimento individualizado, coletivo e campanhas de prevenção de doenças e promoção da saúde, além de profissionais de enfermagem, serviço social, dentre outros.

Cinco chaves para a alimentação
O evento mostrará a importância das cinco chaves para a alimentação mais segura, por meio de ações como oficinas de leitura, jogos de quebra cabeça e outros recursos didáticos. Terá ainda a participação de profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Visa), orientando sobre os cuidados na manipulação dos alimentos.

Vale ressaltar que as cinco chaves para a alimentação mais segura são: manter a limpeza; separar alimentos crus de alimentos cozidos; cozinhar bem os alimentos; manter os alimentos a temperaturas seguras; e utilizar água e matérias-primas seguras.

Temp Temp Temp