Temp

Arraiá do Programa Matraca reúne pacientes e familiares em Barueri

- 02 de julho de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 

Resumo:

  • O Caps de Barueri promoveu uma festa junina para pacientes do Programa Matraca e seus familiares, incentivando a integração e a socialização. 
  • A celebração contou com comidas típicas, brincadeiras e bingo.
  • O Matraca atende jovens de 3 a 17 anos com apoio terapêutico especializado. 

Na última sexta-feira (27), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Barueri promoveu uma animada festa junina em dois períodos — manhã e tarde — especialmente para os pacientes do Programa Matraca e seus familiares. A divisão do evento teve um objetivo claro: “Optamos por dois horários para não prejudicar as atividades escolares dos pacientes”, explicou Rita de Cássia Bittencourt Stella, diretora de Saúde Mental do município. Segundo ela, a proposta do evento vai além da comemoração tradicional: “Nosso objetivo com esse tipo de atividade é promover a integração e a socialização entre a equipe, os pacientes e suas famílias.” A festa contou ainda com a colaboração de vereadores de Barueri, que doaram brinquedos e doces como brindes. 

O arraiá foi preparado com carinho. A decoração foi feita com o apoio dos próprios pacientes, enquanto os servidores do programa e os pais — muitos vestidos com roupas típicas e estampas xadrez — trouxeram comidas e bebidas tradicionais das festas juninas, criando um ambiente acolhedor e descontraído. Consultórios foram transformados em barracas improvisadas para brincadeiras como pescaria, boca do palhaço, derruba-latas e rabo do burro — que fizeram a alegria principalmente das crianças. No entanto, foi no bingo que a participação foi geral. Em clima de suspense, muitos aguardavam ansiosamente a chamada do último número para completar a linha ou a cartela e levar o prêmio para casa. 

Mãe aprova a iniciativa. Roseane Santos de Souza, de 29 anos, é mãe de Arthur, de 9, paciente do programa. Moradora do bairro Vale do Sol e funcionária de uma empresa de logística em Santana de Parnaíba, ela faz questão de acompanhar o filho nas atividades. “Meu filho passa por consultas semanais com a fonoaudióloga e a psicopedagoga, e está melhorando bastante”, contou. “Essas ações, como a festa junina, ajudam muito na integração dele. É muito importante.” 

Saiba mais sobre o Programa Matraca 
Criado em 2009 pela Secretaria de Saúde de Barueri, o Programa Matraca (Mobilização para Atendimentos de Transtornos Comportamentais de Alunos) atende crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. A iniciativa tem como objetivo oferecer apoio terapêutico complementar aos estudantes identificados pelas escolas com necessidades relacionadas ao comportamento e ao aprendizado. 

O atendimento acontece no primeiro andar do Centro de Especialidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com uma equipe formada por cerca de 25 profissionais — incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicopedagogos —, o programa realiza, em média, 800 atendimentos por mês. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp