Barueri celebra o 7 de setembro homenageando o centenário da Semana de Arte Moderna

- 02 de setembro de 2022

O tradicional Desfile Cívico da Independência acontecerá na próxima quarta-feira. Este ano, o 7 de Setembro volta a ser aberto ao público, depois de não acontecer em 2020 e ter apenas um ato simbólico em 2021, por conta da pandemia de Covid 19.

Organizado pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com as demais Secretarias e instituições, o tema escolhido para este ano é “100 Anos de Arte Moderna no Brasil”. A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922 no Theatro Municipal de São Paulo, foi um marco na história da cultura brasileira, influenciando os rumos de nossa produção artística até os dias atuais.

Às 8h acontecerá o hasteamento dos pavilhões, em frente à Câmara Municipal, e a revista às tropas.  Na sequência, começa o desfile na avenida Guilherme Perereca Guglielmo, em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa. Como nos anos anteriores, o público será acomodado em arquibancadas cobertas.

Cerca de 150 alunos das Oficinas de Artes e Núcleos de Dança, Música e Teatro da Secretaria de Cultura e Turismo participarão do desfile. Entre as alas estarão Mosaicos Modernistas - cerca de 20 imagens de pinturas de artistas que participaram da Semana de 22, impressas e que serão “desdobradas” conforme o desfile acontece.

As alas serão compostas da seguinte maneira: Grupo dos 5 – cinco crianças e 5 adolescentes representando os artistas que lideraram a Semana de Arte Moderna no Brasil: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade. Arte em Movimento - com 32 telas alusivas à Semana de Arte Moderna. Resgate do Folclore Brasileiro – contendo Ala dos Sacis, Ala das Iaras e Ala Boi Bumbá + Índios. Haverá ainda surpresas para quem for prestigiar.

A Secretaria de Educação participará do desfile envolvendo mil alunos de 10 escolas. Cada escola homenageará um artista modernista, como Villa-Lobos, Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, entre outros.

Confira a ordem do Desfile
Inspetoria de Administração e Logística da Guarda Divisão do Corpo Musical Maestro Moni; Arsenal de Guerra de São Paulo; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – PROFESP; 20º Batalhão Polícia Militar de São Paulo; 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros (Oeste); Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social;  Secretaria de Mobilidade Urbana; Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente; Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria da Família – Parque da Maturidade José Dias da Silva; Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Secretaria de Mobilidade Urbana - Agentes Mirins; Secretaria de Educação; FIEB | ITB´s e Cursinho Pré Vestibular; Secretaria de Esportes; e Escoteiros Aventureiros e Desbravadores.

Temp Temp Temp Temp