Temp

Atletas de bocha da SDPD conquistam ouro e prata em torneio internacional

- 02 de dezembro de 2020

Vencer limites e manter-se ativo em todas as circunstâncias é possível, a prova dessas afirmações aconteceu no sábado (dia 28 de novembro), quando, em uma competição virtual, os atletas de bocha paraolímpica da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) participaram de torneio internacional com atletas brasileiros e argentinos, na chamada Boccia Battle (aplicativo que simula partidas de bocha).

Ao todo, 32 atletas divididos em oito grupos disputaram o torneio, que recebeu o nome de Libertadores. Os competidores baruerienses se classificaram em todas as séries, destacando a equipe da SDPD na liga President.  Avançaram e conquistaram medalhas os atletas Elizabete Moreira (ouro) e Ronan Dias (prata).

“Uma curiosidade é que os dois atletas se enfrentaram no Campeonato Paulista em fevereiro de maneira presencial, onde o Ronan se saiu melhor. A revanche veio de outra forma, mas a SDPD conseguiu o lugar mais alto do pódio”, conta o professor de bocha e técnico da equipe da SDPD, Caio Oliveira, que falou também  o quanto é essencial manter o vínculo entre os atletas em meio à pandemia.

“Veio a pandemia, mas comissão técnica e atletas encontraram, no torneio virtual, uma válvula de escape. É de extrema importância, para manter os vínculos, a parceria. Estamos nos movimentando de alguma forma, seja na parte física, mental ou na cognitiva", explicou.

Caio também foi o responsável por organizar o torneio que levou o nome sugestivo de “Libertadores”, integrando as equipes de Barueri, Rio de Janeiro e Argentina. Segundo o treinador da equipe de Barueri a iniciativa reacendeu uma rivalidade saudável entre os times. “O intuito era colocar para eles as mesmas sensações que teriam se a partida fosse presencial. Eles tinham todo um ritual de preparação para os jogos”, finalizou.

Temp