Temp

Encontro de Saúde do Homem encerra Novembro Azul em Barueri

- 02 de dezembro de 2019

A Secretaria de Saúde de Barueri, fechando a campanha Novembro Azul 2019 de conscientização sobre a saúde masculina, realizou na terça-feira (26 de novembro) o 1º Encontro Municipal de Saúde do Homem. O evento ocorreu no auditório do CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores) e foi aberto a servidores de toda a municipalidade.

A abertura foi feita pelo médico Claudinei Alves Rodrigues, coordenador da Atenção Básica, e pela coordenadora da Atenção Especializada de Barueri, Juliana Pinto Pacheco. O evento focou, principalmente, no câncer de próstata e no diabetes, doenças que acometem seriamente os homens em todo o Brasil.

Claudinei falou sobre a importância da prevenção e como tratar o homem é mais difícil devido à baixa procura desse público aos serviços de saúde. “O homem geralmente não se cuida tanto. Hoje a gente tem, por exemplo, dentro do pré-natal a inclusão também do pré-natal do homem, porque ele não vai mesmo ao médico e, de repente, quando a mulher está indo fazer o seu acompanhamento a gente aproveita para poder fazer uma prevenção com ele também”, demonstrou o médico.

A enfermeira Leila Maria Costa de Oliveira, do Ambulatório de Especialidades, contextualizou a saúde do homem no município. Ela traçou um histórico das campanhas destinadas à saúde do homem, especialmente sobre o diabetes, realizadas pelos profissionais de saúde da rede, bem como as estratégias para alcançar o público masculino com maior amplidão.

O diabetes, inclusive, foi o tema da palestra seguinte, ministrada pelo médico endocrinologista Erick Coutinho, que atua no Ambulatório de Especialidades de Barueri. Ele trouxe dados muito importante sobre os perigos dessa doença, as formas de prevenção, o tratamento, qualidade de vida de quem tem diabetes e vários outros detalhes.

O câncer de próstata também foi ricamente explicado pelo médico urologista Jair Pedralli Junior, que atua no Hospital Municipal de Barueri (HMB). O especialista desmitificou o exame de próstata, detalhou sintomas e mostrou que fazer as visitas anuais ao médico é a melhor forma de prevenir o câncer de próstata, uma vez que esse acompanhamento pode levar a uma detecção precoce da doença. Ele também mostrou outras enfermidades que acometem a próstata, tipos de tratamentos e chances de cura.

Temp Temp Temp Temp