Novos Conselhos Locais de Saúde tomam posse e reforçam a participação popular em Barueri
- 03 de novembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 
Resumo:
- 
	
Na última sexta-feira (31), ocorreu no Centro de Eventos a posse dos novos conselheiros locais de saúde de Barueri, eleitos para mandato de dois anos.
 
- 
	
A cerimônia destacou a importância da participação popular na gestão do SUS e anunciou novidades, como a criação do primeiro Conselho em um pronto-socorro.
 
- 
	
Encontros com profissionais da saúde serão marcados posteriormente para alinhar ações.
 
Na manhã da última sexta-feira, dia 31, ocorreu no Centro de Eventos a cerimônia de posse dos novos conselheiros locais de saúde, eleitos pelo voto popular no dia 16 de outubro, para um mandato de dois anos. Nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), um pronto-socorro e o Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps) contam com um Conselho composto por 50% de usuários, 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores.
“O Conselho de Saúde é um espaço democrático, onde usuários, trabalhadores e gestores se unem para discutir, propor e acompanhar as políticas públicas de saúde, garantindo que o SUS continue sendo um sistema público, universal e de qualidade”, destacou Andréa Nicoleti da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde. “Ser conselheiro é um ato de responsabilidade e dedicação. É representar a voz da comunidade e zelar para que as ações de saúde atendam, de fato, às necessidades da população”, complementou a presidente. Vale lembrar que o exercício dessa função não prevê qualquer remuneração ou outro tipo de benefício.
Saiba mais
A mesa de autoridades
Compuseram a mesa de trabalhos a própria Andréa Nicoleti, o secretário de Saúde Milton Monti, o vereador Sílvio Macedo, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Barueri, e o prefeito Beto Piteri. Callebe Apolinário e Caio Watanabe, da Secretaria da Mulher, atuaram como intérpretes de Libras, enquanto Bruna Cristina, da Secretaria de Comunicação, foi a mestre de cerimônia.
Durante os discursos foi enfatizada a importância dos cuidados na atenção básica para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde. Destacando-se ainda o trabalho conjunto e a dedicação dos profissionais da área, além das medidas e inaugurações que tornarão a saúde de Barueri ainda mais eficiente, entre elas, a implantação de uma maternidade com um Centro de Saúde da Mulher e um Centro TEA, voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Foi anunciado também que, em breve, acontecerá um “Café com Profissionais da Saúde”, no gabinete do prefeito, para ouvir diretamente as demandas da categoria. A iniciativa segue o mesmo formato de encontros já realizados com empresários, profissionais da Educação, alunos da rede municipal, motoboys, mutuários e outros segmentos da sociedade.
Novidade
Pela primeira vez, um pronto-socorro contará com um Conselho de Saúde: o PS Rômulo Fonseca Guimarães, localizado no Jardim Mutinga. Elisabete Aparecida da Silva Sena, recepcionista da unidade há dois anos, falou sobre suas expectativas: “Mesmo morando em outro município (Cotia), acredito que vai ser uma boa experiência, porque já conheço muitas necessidades da população”, afirmou.
Já Maria de Lourdes Aguiar, moradora da Aldeia de Barueri, será conselheira na UBS José Francisco Caiaba, em seu próprio bairro: “Vou conciliar minha nova atividade com outra no Conselho dos Idosos. Sou diretora escolar aposentada há quatro anos, e vai ser bom pra mim, porque vou falar a mesma língua dos meus filhos, que são profissionais de saúde”, contou.
Confira a composição completa dos novos Conselhos Locais de Saúde AQUI.
                                    
                                    
                                    
                                    
                        