Sefam completa um ano com ações preventivas para fortalecer a família de Barueri

- 03 de março de 2022

A Secretaria da Família (Sefam), da Prefeitura de Barueri, completa um ano de existência no dia 4 de março com várias ações preventivas implementadas para fortalecer os vínculos familiares, principalmente em relação a crianças, adolescentes, idosos e mulheres.

“Através do trabalho voltado às famílias, espera-se, no médio/longo prazo, diminuir a drogadição, crimes, violência doméstica, alcoolismo, problemas sociais e até a degradação dos lares pela ausência da informação e do cuidado”, afirma o secretário da Sefam, Sílvio Macedo.

Ainda segundo o secretário, estudos mostram que a grande maioria de problemas que acometem crianças e jovens, refletindo em sua vida adulta, tem relação direta com famílias desestruturadas. “O objetivo da Secretaria é dar início a um novo ciclo de referência com relação às famílias”, completa.

Programas para as famílias
Hoje a Sefam tem sob sua responsabilidade a Coordenadoria da Juventude, que promove políticas públicas para os jovens; o Parque da Maturidade, que oferece atividades físicas, jogos, terapias, aulas de computação, artesanato entre outros para os idosos, além do Asilo, administrado pelo Grupo Vida.

A Sefam também mantém uma parceria com Comunidades Terapêuticas para prevenção, resgate, tratamento, acompanhamento e pós-tratamento de pessoas em situação de alcoolismo e drogadição.

De acordo com Sílvio Macedo, há ainda negociações com a Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do governo federal, para trazer a Barueri o “Projeto Acolha a Vida”, que atua diretamente na prevenção de automutilação e suicídio.

Outras inciativas da Sefam para este ano envolvem a adoção do Selo Município Amigo da Família e do Programa Reconecte, ambos também do governo federal. Este último se refere a uma série de projetos a fim de fornecer acesso mais amplo ao conhecimento científico às famílias e à população em geral, abordando aspectos sociais, educacionais, de saúde física e psíquica, visando maior consciência sobre as consequências do uso tecnológico.

Programa Famílias Fortes
Uma das principais ações em andamento na Sefam é o Programa Famílias Fortes, que abrange todas as famílias que tenham crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Ao longo de sete encontros semanais, de duas horas cada, são abordados temas como  amor e limites, a importância das regras na casa, como lidar com frustrações, metas e sonhos, entre outros.

Já foram realizados quatro ciclos simultâneos entre novembro e dezembro de 2021, alcançando 60 famílias. O primeiro ciclo de 2022 está em andamento, com 15 famílias sendo beneficiadas.

Criação da Secretaria
A Pasta foi criada depois do projeto enviado à Câmara de Vereadores pelo Executivo Municipal que resultou na Lei complementar 495, sancionada em 4 de março de 2021. Além do fortalecimento de vínculos familiares, o projeto propõe ações preventivas e corretivas, voltadas aos jovens, à mulher, aos idosos, contemplando prevenção, tratamento e pós-tratamento contra as drogas, aplicação da metodologia da Justiça Restaurativa como prática nos lares para prevenção e resolução de conflitos dentre outras ações.

Temp Temp