Barueri inicia as ações do Maio Amarelo

- 03 de maio de 2022

Foi iniciada na segunda-feira, dia 2, a campanha “Maio Amarelo” desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) com base na temática anual “Juntos Salvamos Vidas”, proposta pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Em Barueri, o foco para este mês está voltado aos motociclistas, ciclistas e pedestres com o tema “Vulnerabilidade e Fragilidade da Vida no Trânsito”.

A campanha reforça o trabalho da Semurb, tendo ainda o objetivo de conscientizar a sociedade para a responsabilidade como elemento principal do trânsito seguro. Neste mês, no entanto, são realizadas várias formas de chamar a atenção, como: instalação de laços na cor amarela, adesivos em ônibus e faixas com mensagens temáticas, distribuição de material informativo impresso e lixocar (lixeira para o interior do veículo) em diversos locais de Barueri, palestras, reuniões e blitzes educativas.

Os agentes da Semurb irão ministrar palestras nas Secretarias Municipais, empresas e escolas com ênfase ao movimento “Maio Amarelo”, além de blitzes em conjunto com a CCR Viaoeste voltadas aos motociclistas.

Das principais ações desenvolvidas pela Semurb para este ano, destaca-se o retorno das atividades educativas na rede de ensino, ação com os transportadores escolares e blitz educativa com motociclistas.

Laços na cor amarela
O símbolo do movimento pode ser visto em 35 pontos, incluindo locais de alta visibilidade, como o Paço Municipal; Monumento à Solidariedade; a alça estaiada do Viaduto dos Trabalhadores, no Centro; base da Semurb na alameda Araguaia; passarela estaiada da alameda Rio Negro, em Alphaville; avenida general de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, próximo ao Shopping, na Aldeia de Barueri; e Secretarias Municipais.

Década para a Segurança
No dia 28 de outubro de 2021, em Genebra (Suíça), a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, com a ambiciosa meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito e ações aceleradas para tornar as caminhadas, o uso de bicicletas e do transporte público seguros.

Em Barueri, a Semurb tem atuado de modo preventivo praticando ações de orientação e fiscalização, buscando sempre a conscientização dos condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres, tendo como prioridade planejar e executar ações de gestão da mobilidade no município, com a permanente meta de diminuir cada vez mais o número de sinistros de trânsito.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp