Barueri tem várias quadras para aprendizado e prática de tênis

- 03 de agosto de 2018

O tênis é um esporte elitizado. Os equipamentos para praticá-lo custam caro e os frequentadores de torneios desse esporte têm alto poder aquisitivo. Sim, é verdade, mas nem por isso ele deixa de ter espaço no Barueri Esporte Forte, programa da Secretaria de Esportes. A Prefeitura construiu nada menos que três quadras oficiais de piso rápido no Parque Municipal Dom José e o impensável aconteceu: lá ocorrem “rachas” de tênis.

É verdade, é só trazer raquete e bola e desfrutar da quadra no mesmo horário de funcionamento do Parque (das 6 às 22h em dias úteis e das 6 às 19h em fins de semana e feriados). É um dos pouquíssimos parques públicos do Brasil que tem quadra exclusiva para a prática de tênis. Como se não bastasse, o Barueri Esporte Forte ainda ensina os munícipes a jogar.

Nesse polo, há aulas semanais com uma a duas horas de duração às terças-feiras (somente pela manhã) e às quartas em dois períodos. Já no Parque Imperial, onde a quadra poliesportiva é adaptada para o tênis, as aulas são às segundas-feiras em dois períodos. Há 98 alunos matriculados dos 6 aos 60 anos, mas não há limite.

Entre os jovens, há um equilíbrio entre os gêneros, mas entre os adultos, a maioria dos frequentadores é masculina. Ainda não surgiram jogadores de expressão nacional entre os alunos, mas no último torneio da LAT (Liga Alphaville de Tênis), seis jogadores do Parque Dom José foram campeões. “Três deles (Kayki, Jaílson e Jobert) são meus alunos”, comemora Ana Paula Bragantino Carola, a instrutora de tênis do Barueri Esporte Forte.

Matrículas
Se você quiser aprender gratuitamente a jogar tênis, basta comparecer ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa (rua Guilherme P. Guglielmo, 1000, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, para se inscrever. Se preferir outra modalidade, há dezenas delas ministradas pelo Barueri Esporte Forte. Documentos necessários: cópia do RG, cópia do comprovante residencial, uma foto 3x4 e atestado médico.

Um pouco de história
O tênis moderno surgiu na Inglaterra no século XIX, mas há gravuras de um esporte similar praticado na França no século XVII e até do século XII quando era jogado sem as raquetes. Há quadras de saibro, cimento e grama, onde a velocidade da bola é maior. Os torneios do Grand Slam (Roland Garros, na França; Aberto da Austrália, Aberto dos Estados Unidos e Wimbledon, na Inglaterra) são assistidos por pessoas glamourosas e pagam milhões de dólares aos competidores.

Sempre foi praticado em quadra aberta e, provavelmente por questão de comodidade de organizadores e praticantes, deu origem a outros esportes indoor (tênis de mesa e squash, por exemplo). Chegou ao Brasil no fim do século XIX com os imigrantes ingleses. Já tivemos jogadores de expressão internacional, mas o mais bem-sucedidos foram Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten, o Guga.

Temp Temp Temp Temp Temp