Temp

Cultura abre inscrições para oficina de quadrinhos e literatura

- 03 de agosto de 2021

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri está com inscrições abertas para a oficina de quadrinhos “Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura”. Serão oferecidas 50 vagas para pessoas com idade a partir de 14 anos. A oficina acontecerá on-line nos dias 9, 11 e 13 de agosto, das 19h às 21h, e as inscrições podem ser feitas aqui.

A oficina é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e o MIS (Museu da Imagem e do Som). Será ministrada ao vivo pelo quadrinista David Ribeiro. O link de acesso às aulas será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como certificado.

As Histórias em Quadrinhos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Trata-se de uma linguagem universal que, através da escrita e de imagens, consegue trazer significados diversos para os leitores. A Literatura, por sua vez, é um elemento muito presente em outras mídias como Cinema, Teatro e nos próprios quadrinhos.

Esta oficina propõe, através de uma atividade teórico-prática, revisitar a origem das histórias em quadrinhos, debater um pouco sobre seu conteúdo e sua relação com a literatura. Vai explicar o passo a passo da criação de uma página de quadrinhos e, por fim, realizar um exercício prático de construção e adaptação de um pequeno texto em tira de quadrinhos.

O objetivo é desenvolver técnicas e olhares para a realização de uma história em quadrinhos, de forma que cada participante entenda as ferramentas necessárias para se criar uma narrativa visual, dividida em quadros, com balões, onomatopeias e desenvolvimento de personagens, trabalhando uma história pontual de começo, meio e fim.

Cronograma
• Primeira Aula - O que é uma história em Quadrinhos?
De onde vem essa mania de contarmos histórias?
Linguagens e narrativas dos quadrinhos
Elementos das Histórias em Quadrinhos (Balão/ Calha/ Requadro)

• Segunda Aula - O Entendimento de uma história: O que ela nos diz?
Criando uma storyline
Como traduzir do texto para os quadrinhos
Pensando em imagens
Elaborando um roteiro
Como fazer o roteiro de uma página do seu quadrinho

• Terceira Aula - Desenhando e produzindo minha tira
Como organizar minha página
Análise dos trabalhos produzidos 

David Ribeiro
É quadrinista, professor e cineasta, formado em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pós-graduado em Educação. Já roteirizou e dirigiu vários curtas, foi diretor, apresentador e roteirista do programa de cinema ‘Cineclaquete’, pela TV União. Publicou entre 2014 e 2016 as tiras em quadrinhos “O Cinemundo de Flicks”, realizou em 2020 uma serie de ilustrações em homenagem aos 50 anos do personagem Chapolin Colorado. Desenvolve no momento a graphic novel autoral “Cósmica”.

Temp Temp