Temp

Equipe multidisciplinar do Barueri Esporte Forte oferece maior suporte aos atletas

- 03 de agosto de 2021

Um médico, um preparador físico, uma nutricionista, uma assistente social e um fisioterapeuta. Essa é a equipe multidisciplinar que os atletas das equipes de competição do Programa Barueri Esporte Forte têm à disposição.

Segundo o Secretário de Esportes, Tom Moisés, a equipe multidisciplinar foi criada para dar um maior suporte aos atletas da Formação Esportiva, que somam hoje o total de 538 esportistas nas diversas modalidades de competição da cidade. “Nosso grande objetivo é que esses jovens recebam um completo acompanhamento, indo muito além dos campos e quadras”, afirma.

Gilvan Soares Marcolino, coordenador da Equipe multidisciplinar, explica que “o intuito é agregar fatores complementares ao rendimento esportivo em áreas específicas, com respaldo em evidências científicas”, revela.

Os profissionais ficam à disposição no Ginásio Poliesportivo José Corrêa e no Centro de Saúde Funcional da Arena Barueri, como é o caso do preparador físico Rogério Marques Marcelino dos Anjos. A assistente social Claudia Melo dos Santos Gusmão e sua auxiliar promovem encontros e atividades socioeducativas regularmente nos diversos polos de treinamento dos atletas.

A nutricionista Renata Starling Torres não se limita a prescrever dietas e suplementações. Ela também acompanha o peso e a altura dos atletas, num trabalho de análise de composição corporal. “Nas competições observamos a hidratação e a alimentação, obtendo assim um total desempenho esportivo”, ressalta.

O médico do esporte, Bernardino Santi, além de conduzir os testes quinzenais de Covid-19, é também o responsável pelo acompanhamento da saúde dos atletas, com exames periódicos, análises pré e pós-jogos, além da atividade em conjunto com o fisioterapeuta do Programa, Jader Morais, quando necessário.

Apesar da pandemia de Covid 19, seguindo rígidos protocolos de segurança, todas as equipes de competição do Barueri Esporte Forte têm mantido os treinamentos na esperança do breve retorno dos torneios regionais e estaduais.