Mais emprego e renda: Barueri é 1ª na região e 2ª no Estado na criação de novas vagas

- 03 de agosto de 2021

Os números consolidados sobre emprego no primeiro semestre deste ano mostram que Barueri se mantém entre as cidades líderes na geração de vagas de trabalho. Entre os municípios do Estado de São Paulo, Barueri é a segunda cidade que mais gerou empregos, atrás somente da capital paulista. No ranking nacional é a 9ª colocada, além de 1ª na região Oeste da Grande São Paulo. No acumulado de janeiro a junho de 2021 foram 12.688 novos postos de trabalho.

Esses dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do recém-recriado Ministério do Trabalho e Previdência, que foram divulgados na última quinta-feira, dia 29. A capital São Paulo, líder na geração de vagas no estado e no Brasil, foi responsável por 204.677 novas colocações no semestre.

Comparativamente, no município de Barueri foram criadas mais vagas de trabalho que grandes cidades como Campinas, no interior de São Paulo, e até de capitais de alguns estados como Manaus (AM), Cuibá (MT) e Recife (PE).

“O fato de Barueri estar muito bem-posicionada no ranking de geração de vagas de trabalho entre os municípios evidencia mais uma vez os resultados das nossas ações no ambiente econômico da cidade”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues - o Magoo.

Para ele, o trabalho conjunto da Prefeitura de Barueri com o setor privado, considerando os incentivos aos novos empreendimentos, além dos investimentos na formação e requalificação de mão de obra qualificada, certamente ajudam no desenvolvimento econômico e na geração de novas vagas de trabalho.

Magoo destaca ainda o trabalho desenvolvido pela Casa do Trabalhador, vinculada à SICT, na captação de vagas de empregos oferecidas pelas empresas privadas. Além dessas empresas, a Casa estabelece parcerias com instituições, associações e sindicatos.

“Neste momento de crise econômica no país procuramos sempre manter o bom relacionamento com as empresas, transmitindo confiança e mostrando aos empresários e trabalhadores que eles têm no poder público um importante aliado”, destacou Magoo.

Destaque para Tecnologia
Só em junho de 2021, houve um saldo positivo de 2.338 postos de trabalho em Barueri.

Outros dados chamam a atenção no setor de indústria e comércio da cidade. De janeiro até o dia 21 de julho, foram abertas 8.332 empresas. As atividades na área de Tecnologia são as que ganham destaque. Atividades como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Consultoria e Assessoria em Informática, Instalação de Redes, Programação, entre outros, acumularam no semestre 4.114 novas empresas.

Ao todo, Barueri possui 37.418 estabelecimentos empresariais cadastrados na Prefeitura, sendo 4.525 deles só nos setores de comércio e de Indústria e outros 5.743 como função principal a de prestação de serviço com comércio e/ou indústria.