Dia do Nutricionista: profissionais celebram data com encontro de integração

- 03 de setembro de 2019

O Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, foi um ótimo motivo para reunir os cerca de 50 profissionais da área que atuam na Prefeitura de Barueri. O encontro da categoria ocorreu na sexta-feira (30 de agosto), no plenarinho da Câmara Municipal, para integrar, promover e homenagear os profissionais que cuidam da alimentação de todos nos mais diversos órgãos municipais.

Compareceram os nutricionistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na merenda, por meio da Secretaria de Suprimentos, nas Policlínicas, no Hospital Municipal de Barueri (HMB), no Programa de Assistência Domiciliar (PAD), na Vigilância em Saúde, nos prontos-socorros e no Ambulatório de Especialidades, dentre outros.

“A gente resolveu realizar esse evento para procurar ter uma interação com os nutricionistas que trabalham em todo o município de Barueri, com palestras de motivação e para a gente se conhecer para que juntos possamos fortalecer essa união, porque a nossa principal função é a promoção da saúde, prevenção de doenças, e juntos conseguirmos chegar em um único objetivo que é melhorar a qualidade de vida da população”, justifica a nutricionista e coordenadora da equipe que atua na Atenção Básica à Saúde (Cabs), Daniele Menezes Teixeira.

O evento foi aberto pelo coordenador da Cabs, Claudinei Alves Rodrigues, que agradeceu a atuação dos profissionais da nutrição na rede e parabenizou pelo trabalho realizado. Em seguida, as nutricionistas convidadas, Larissa Minassian, da Nestlé, e Daniela Zinhani, da Comercial 3 Albe, que representam produtos fornecidos à Prefeitura em atendimentos nutricionais, fizeram homenagens aos profissionais, realizaram dinâmicas em grupo e distribuíram presentes e informativos.

Daniela parabenizou o município por valorizar a categoria. “Barueri recebeu muitas nutricionistas e fiquei orgulhosa da cidade. A gente sabe o quanto Barueri está avançando nisso", disse.

A representante dos nutricionistas da Coordenadoria de Suprimentos Farmacêuticos, Ana Helena Spolador Ribeiro, concorda. “Eu acho o evento excelente porque reúne todos os profissionais do município, muitas vezes a gente não se conhece ou não tem muita oportunidade para se encontrar, e a gente consegue trocar experiências, ouvir sobre novos assuntos, desenvolver novas potencialidades da nutrição no município, que é muito grande e tem muito potencial pela frente”, diz.

Cuidando de quem cuida
A fisioterapeuta do Centro de Saúde Funcional da cidade foi convidada para passar orientações sobre postura, exercícios laborais, massagens, relaxamento muscular e outras ações preventivas que aliviam o cansaço, o estresse e podem evitar doenças futuras comuns da rotina desses profissionais. Ela ensinou três técnicas básicas para relaxamento muscular: respiração, mobilização articular e massagem com bolinha.

A última palestra do dia, intitulada “Gerando energias e estratégias para o sucesso”, proferida pelo coach da Secretaria de Esportes, Roberto de Oliveira, falou sobre o real sentido da felicidade, a diferença entre sucesso e conquistas e frisou pontos como valores, crenças fortalecedoras e gratidão, entre outros.

Para o nutricionista Fabrício Cristiano do Nascimento, que atua na UBS Vince Nemeth, o evento foi muito importante para reunir os colegas de profissão. “O trabalho nunca pode ser segmentado em setores, esse é um trabalho conjunto, pensando sempre de uma forma única que é ajudar as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida. Esses encontros são importantes não apenas para que a gente agregue mais conhecimento técnico, mas para que a gente tenha uma interação maior e uma comunicação melhor”, pontua.

Há mais detalhes sobre a atuação dos nutricionistas nas UBSs AQUI

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp