Temp

Ex-alunos do Meu Futuro veem de perto logística da maior chocolateria fina do mundo

- 03 de setembro de 2019

O modelo logístico empregado pela maior rede de chocolates finos do mundo foi visto de perto por cerca de 30 ex-alunos do curso de logística do Programa Meu Futuro, ofertado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (SICT). No sábado (dia 31 de agosto), a comitiva passou uma manhã toda na fábrica da Cacau Show, em Itapevi – aquela que ostenta, à beira da rodovia Castello Branco, um painel com o maior grafite do mundo, pintado pelo artista Eduardo Kobra.

A empresa não costuma receber estudantes de fora, mas a equipe do setor de Captação e Convocação da Casa do Trabalhador, também mantida pela SICT e aliada ao projeto que proporciona ampliar os conhecimentos dos alunos do Programa e estreitar relacionamentos com as empresas da região para colocação profissional, trabalhou duro para conseguir que tal experiência fosse possível.

“Nós fizemos contatos, insistimos bastante para que nossos alunos pudessem ter essa experiência. É valioso para eles entenderem o funcionamento, na prática, de um sistema tão moderno e informatizado como o que a Cacau Show mantém”, explica a supervisora do setor de Captação da Casa do Trabalhador, Luciane Lopes da Silva.

Além de dispor de um modelo logístico altamente eficiente e raro no Brasil, totalmente informatizado, dos 55 mil metros quadrados totais da fábrica, 33.341 são reservados exclusivamente à logística, uma vez que a chocolateria mantém três andares enormes para armazenar produtos – divididos entre alimentícios e não-alimentícios.

A visita foi completa: começou pela estufa de vidro em forma de trufa onde são cultivados pés de cacau em ambiente com temperatura e umidade propensos à planta, passou pelas salas de educação, onde assistiram a vídeos e conheceram detalhes da história da marca e seu fundador, Alexandre Costa,  até um tour detalhado pelos setores administrativos, pelo majestoso refeitório dos funcionários, as alas destinadas ao conforto humano, como sala de leitura, manicure, salão de beleza, academia, quarto de descanso com futons e redes, happy hour de equipes, dentre outros ambientes, até chegar aos andares de armazenamento.

O final da visita, como não poderia deixar de ser, aconteceu na famosa Mega Store: a loja que, além de expor os mais de 220 produtos da marca à venda, proporciona uma experiência encantadora aos visitantes.

Abrindo caminhos
Jéssica Regiane Lopes já trabalha na área logística há 15 anos e decidiu fazer o curso do Programa Meu Futuro para aprimorar seus conhecimentos. “Fiz o curso para me manter na área e me profissionalizar mais, e lá aprendi coisas da logística que ainda não conhecia”, afirma. Segundo ela, essas visitas ofertadas pela SICT têm ampliado ainda mais sua experiência. “Estou amando porque realmente mostra o que não apenas está no papel. É muito importante porque você vê como funciona lá dentro”, diz, satisfeita.

Seu colega de curso, Mateus Pedro de Souza Silva, também mira a área logística como profissão e achou a visita muito proveitosa. “Fui na Tramontina e agora na Cacau Show e gostei bastante das duas visitas, abriu a minha mente mais ainda. Já trabalhei nessa área e agora que eu tenho conhecimento por causa do curso consegui entender melhor assuntos que eu não sabia sobre a logística”, frisa.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri tem integrado seus setores para, além de oferecer qualificação profissional ao munícipe, ajudar na colocação profissional de seus alunos nas áreas as quais cursaram. Para saber mais sobre esse projeto e como foi a visita dos alunos à Centro de Distribuição da Tramontina, CLIQUE AQUI.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp