Projeto promove ações de saúde bucal e alimentação em instituições de acolhimento

- 03 de outubro de 2022

Depois de um tempo paradas, foram retomadas neste setembro e outubro as ações multiprofissionais nas casas de acolhimento institucionais de Barueri, empreendidas pela Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), da Secretaria de Saúde. São equipamentos públicos voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sob medida de proteção e encaminhadas pelo Poder Judiciário ou Conselho Tutelar. Nesses espaços, elas recebem amparo, educação e cuidados até que possam retornar a seus lares originais e, em casos mais extremos, entrarem para adoção.

Agora com o nome de projeto Interações, a iniciativa voltou a levar a promoção e a prevenção para as crianças e adolescentes não apenas nos equipamentos municipais, mas também em ONGs (Organizações não Governamentais) e associações. Na sexta-feira (dia 30/09), os trabalhos aconteceram na Casa da Criança, onde estão 23 crianças e adolescentes. Lá, profissionais de odontologia explicaram sobre a importância da higiene bucal.

“É um projeto que retomamos, com interações entre várias Secretarias e a presença de equipe multiprofissional, como enfermeiros, pediatras, ginecologistas, nutricionistas, entre outros”, disse a assistente social Kely Cristina Apolinário de Almeida, diretora técnica do Serviço Social da Cabs. “Há também ações da Cabs com a Defesa Civil para agentes mirins nas escolas, que fazem parte do Interações”, completou a diretora técnica.

Na palestra na Casa da Criança, as dentistas (e parentes) Danila Molina Vidic e Regiane Vidic, falaram sobre a importância da higienização bucal correta, hábitos alimentares, doenças da gengiva. “São questões importantes tanto para a autoestima, seja nas questões pessoais quanto para o encaminhamento profissional deles”, disse Danila. “A intenção é contribuir para a sociabilização deles”, completou Regiane.

A assistente social da Unidade Básica de Saúde (UBS) Katia Kohler, Elaine Cristina Colen Santos, explicou que a expectativa é que as crianças ou adolescentes retornem aos seus lares, mas em condições de segurança e afeto: “aqui é um lugar provisório para eles, transitório, mas quando estão aqui recebem todo apoio e carinho possíveis”.

Carinho, aliás, perceptível no tratamento que as próprias crianças retribuem aos funcionários da casa. Enquanto recebia um abraço apertado de um simpático garotinho de uns quatro anos de idade, a coordenadora da Casa da Criança, Gesika Melo, disse que duas vezes por semana as crianças fazem passeios culturais e de lazer e contam com alimentação saudável. “E todo esse trabalho da rede municipal é fundamental, riquíssimo”, concluiu Gésika.

As próximas ações do projeto Interações vão acontecer novamente na Casa da Criança ao final de outubro, sendo que também estão programadas as mesmas atividades – informações sobre saúde bucal e alimentação saudável - na Casa Glorinha e na Residência Inclusiva, mantidas pela Prefeitura de Barueri.

Temp Temp