Parque Ecológico proporciona educação ambiental a visitantes

- 03 de dezembro de 2020

Desde sua inauguração, em 14 de março de 1982, o Parque Ecológico é uma opção de lazer aos moradores de Barueri e da região. Localizado em Alphaville, o espaço - anteriormente administrado pelo Estado – passou para a gestão da municipalidade em agosto de 2014.

O local dispõe de alguns equipamentos para a utilização pelos visitantes como áreas onde é possível a prática de caminhada, corrida e pedalada, playground e administração, onde é possível obter informações sobre todos os serviços.

O Parque Ecológico ainda oferece outros dispositivos com atividades mais abrangentes. A Sala Verde apresenta oficinas, palestras e filmes relacionados à educação ambiental, além de monitorar visitas a pontos de preservação como a Área do Russo.

Já no Viveiro Municipal é possível retirar mudas para plantar, após obter a autorização na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Antes da pandemia, os quiosques e as áreas comuns do Parque sempre foram muito usados pelos visitantes para realizar piqueniques e por ONGs e instituições da sociedade civil para promover atividades e encontros.

Um desses grupos é o Meninonas S/A, que teve origem através de uma moradora de Alphaville que decidiu reunir outras mulheres para atividades direcionadas ao voluntariado, defesa do meio ambiente e saúde e bem-estar feminino.

A diretora de Proteção e Meio Ambiente (Flora e Fauna) do grupo, Marisa Alonso, conta que o local é parceiro do grupo e prega a conscientização ambiental. “Nós não podemos viver sem respirar, sem tomar uma água limpa”, cita.

Para o secretario da pasta de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), grupos que atuam em prol do meio ambiente, como as Meninonas, são muito importantes. “A sociedade se movimenta e esse movimento é da sociedade brasileira, principalmente aqui em Barueri. A parceira com as Meninonas é fantástica”, afirmou.

Funcionamento
Durante esse período de pandemia, o Plano SP do Governo do Estado permitiu a abertura de parques, desde que o instrumento siga todos os protocolos sanitários (medição de temperatura, uso de álcool gel e a obrigatoriedade do uso de máscara) e de distanciamento social.

O Parque Ecológico de Barueri está localizado na avenida Dib Sauaia Neto, 1600, em Alphaville, funcionando de segunda a domingo, inclusive aos feriados das 7 às 17h. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (11) 4191-9844 e (11) 4199-1500.

Temp Temp