Temp

Em parceira com o CIT, alunos da Fieb Engenho Novo criam APP para Secretaria da Mulher

- 03 de dezembro de 2019

Na manhã de sexta-feira (29 de novembro), alunos do terceiro ano do curso de informática para internet da Fieb apresentaram, na unidade do Engenho Novo, o APP Mulher, aplicativo de celular, desenvolvido em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (CIT), para atender às necessidades das frequentadoras da Secretaria da Mulher de Barueri.

O grupo formado pelos alunos Gabriel Sousa Silva do Nascimento, Diogo Mayerhofer Pignatari, Emanuelle Lima Coutinho da Silva, Thiago Kraide de Lima Fernandes, Talita Cardana, Taiane Ellen de Oliveira Nascimento e Maicon Douglas Canuto Pereira demonstraram as suas funcionalidades do aplicativo.

A apresentação mostrou que o APP vai trazer notícias e eventos da Secretaria da Mulher, informativos sobre a Delegacia da Mulher, e agendamento e marcação de presença das alunas, de forma manual ou através da tecnologia de QR Code, nas atividades do Espaço Mulher.

O evento contou com a presença e apoio do CIT, através do seu administrador Jonatas Randal. O órgão, em parceria com a Fieb, compartilhou ferramentas como bancos de dados para a alimentação das funções e estabeleceu o projeto piloto para avaliação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) e sua possível utilização em benefício da população.

A Secretaria da Mulher, sendo a instituição “cliente” do produto, também contribuiu com o fornecimento das informações necessárias. Presente no evento, a secretária Giani Cristina de Souza elogiou bastante a iniciativa.

Segundo os alunos do grupo responsável pelo APP, o curso trouxe muitos conhecimentos e envolveu questões relacionadas ao empreendedorismo, ao empoderamento feminino e à necessidade dos processos digitais na atualidade. O foco foi no desenvolvimento da ferramenta para o setor público municipal e o aprendizado será essencial para o ingresso no mercado de trabalho.

De acordo com o coordenador do curso técnico de internet para informática, Denis Monteiro de Oliveira Guimarães, o desenvolvimento do aplicativo abriu uma série de possibilidades e vertentes, tanto para o aluno quanto para a escola. “Estamos consolidando esse conceito de parcerias, buscando aumentar o número de projetos e mostrar o quanto são qualificados os alunos e a Fundação para ofertar mão-de-obra ao mercado e a qualquer necessidade que tenhamos”, comentou.

Temp Temp