Barueri segue priorizando apoio e proteção às mulheres

- 04 de janeiro de 2023

Barueri segue na luta pela igualdade de gênero dando oportunidades e garantindo acesso aos direitos das mulheres. A Secretaria da Mulher fechou o ano com ações que priorizam a proteção e o empoderamento feminino.

Em março de 2022, (mês da mulher) a campanha “Elas para capacitar, empoderar e inspirar” foi lançada e elaborada ao longo do ano, assim como o Prêmio Mulher Destaque realizado no mesmo mês com a proposta de homenagear mulheres de Barueri. Em maio, a Pasta celebrou o Dia das Mães evidenciando a importância da maternidade e em junho celebrou o mês dos Namorados abordando questões sobre relacionamentos abusivos.

Combate à violência
O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás e o pelo aniversário da Lei Maria da Penha, ações das quais Barueri se engaja, tendo como carro-chefe a atuação do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência). Trata-se de um espaço anexo à Delegacia de Defesa da Mulher 24 horas, que faz todo apoio psicológico, social e jurídico à vítima. Neste ano ocorreram cerca de 500 atendimentos de novos casos.

A Secretaria oferece ainda uma grade de atividades físicas para mulheres. O objetivo é proporcionar bem-estar e, principalmente, mostrar o quanto as mulheres podem ter um encontro consigo mesmas. Isso foi visto no “Desafio dos 12 dias”, realizado em setembro, onde mais de 150 participantes tiveram ganho de saúde, disposição e felicidade.

Outubro rosa
“Barueri Veste Rosa” foi o tema da campanha que alerta a importância do diagnóstico precoce contra o câncer de mama. Por meio do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama que acolhe mulheres com câncer o ano todo, em outubro, mobilizou diversas ações itinerantes, resultando em mais de 400 doações, como lenços, turbantes e mechas de cabelos.

Empreendedorismo
No dia do Empreendedorismo Feminino (dia 19 de novembro), empreendedoras locais aprenderam como engajar ainda mais seus negócios no mercado. Ao longo de 2022 as empreendedoras participaram de feiras e eventos comerciais.

O Espaço Mulher Ruth Cardoso tem uma variedade de cursos gratuitos e nesse ano, mais 400 alunas aprenderam uma nova atividade, com cursos ligados à gastronomia, artesanato, artes, saúde da mulher, música, terapias alternativas entre outros.

Ações de poder
Para combater a discriminação contra mulheres e o público LGBTQIA+, Barueri oferece atendimento psicossocial, cursos e palestras. Em 2022, os destaques vão para o curso de Política Públicas e Direitos Humanos “Empodera Mulher”, que teve participação de 485 mulheres; além da campanha de Combate à Pobreza Menstrual realizado ao longo do ano, na qual arrecadou 2.720 absorventes doados a mulheres de baixa renda.

Temp Temp