Secretaria de Esportes inicia entrega de uniformes para o Campeonato Amador 2019

- 04 de abril de 2019

O Campeonato Amador de futebol e futsal de Barueri, que envolve milhares de atletas, dirigentes e espectadores em todas as edições cresceu muito nos últimos dois anos.

“Mais de 100 clubes passaram a fazer parte do campeonato, que já era grande”, informou o secretário de Esportes Tom Moisés. Atento a esse aumento de demanda, a Prefeitura de Barueri realizou na terça-feira (dia 2), a primeira etapa da entrega de uniformes.

Na ocasião foram entregues 404 jogos de uniforme para 202 equipes regularmente inscritas. Em cada sacolão havia duas camisas, dois calções e dois pares de meias. “As duas bolas irão posteriormente, assim que terminar a licitação”, relatou Tom Moisés.

Haverá mais duas etapas similares a essa, para que todos os times recebam os uniformes. O Campeonato Amador contempla várias categorias de várias faixas etárias (do Mirim ao Extra Máster). Os homens são maioria, mas as mulheres vêm participando cada vez mais. Neste ano haverá cerca de 30 clubes femininos, com aproximadamente 500 atletas.

Investimentos
Atendendo à solicitação de muitos dirigentes e atletas, não só a bola como os troféus e medalhas ficaram em exposição por um longo período na Secretaria de Esportes para que os integrantes do Campeonato Amador avaliassem a qualidade.

A Prefeitura também financia a arbitragem do certame. O prefeito de Barueri Rubens Furlan explicou que os recursos empregados no Campeonato não são despesas, e sim investimentos. “Se dividirmos o valor por cerca de 14 mil jovens e adultos envolvidos, fica irrisório em face dos benefícios alcançados. Esporte é vida”, destacou.

A implantação de gramados sintéticos em Barueri foi ressaltada pelas autoridades em função de exigir menores valores em manutenção e de poder atender a demanda de munícipes interessados em usá-los.

“Já estamos atendendo até as duas horas da madrugada e pretendemos funcionar 24 horas”, alertou Tom Moisés, complementando que em março houve o atendimento de 121 solicitações para uso do gramado sintético.

Veteranos e novatos
Antônio Aparecido de Araújo, o Cidão, é jogador e dirigente do Barueri FC, do Centro. Ele já foi campeão paulista da 3ª divisão pelo Central Brasileira de Cotia ao lado de Luiz Pereira, zagueiro do Brasil na Copa de 1974, e de Enéas Camargo, um dos maiores astros da história da Portuguesa de Desportos.

Romeu Cambalhota, que fez sucesso no Corinthians nos anos 70, está entre os jogadores do seu time. O médio volante Cidão, que disputa o campeonato de Barueri desde 1996, já foi campeão em diversas categorias e é atualmente tetracampeão da Extra Máster. Ele não garante o título deste ano, mas promete que “haverá muito empenho”.

Jhonata do Rosário de Jesus, por sua vez, é um jovem diretor de 28 anos do Ralados FC, do Jardim Paulista. O clube, que disputa o campeonato desde 2007 e o de futsal há três anos, se preparou muito para o campeonato deste ano, segundo ele.

“Chegamos à semifinal da categoria juvenil em 2017 e às quartas de final no ano passado. Fizemos uma reformulação completa na equipe para uma disputa bem forte este ano”, afirmou.

Temp Temp Temp Temp