Meio Ambiente oferece curso gratuito sobre Cidades Inteligentes; inscrições até dia 10 

- 04 de maio de 2018

Analisar de forma competente e aprofundada os principais desafios socioambientais ligados ao processo de urbanização: esse é o principal objetivo do curso “Cidades Inteligentes”, promovido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri. 

Gratuito, o curso será ministrado na Fatec - Barueri (Av. Carlos Capriotti, 123 – Centro), todas as quintas-feiras, das 19 às 22h. O início será no dia 10 de maio e o final está previsto para o dia 19 de julho. A carga horária total é de 30 horas-aula. 

Os interessados devem se apressar, pois as vagas são limitadas e as inscrições vão só até a próxima quinta-feira (dia 10). A inscrição deve ser feita no guichê da Secretaria de Meio Ambiente, que fica no Ganha Tempo Municipal (Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro – Barueri), aberto de segunda a sexta-feira das 8 às 17h. Pede-se documento oficial com foto.  

Ao longo do curso serão trabalhados diferentes módulos temáticos, como água, energia, mobilidade, alimentação, dentre outros, que culminem na elaboração de um modelo de cidade sustentável para o ambiente e para as pessoas. Para tanto, serão realizadas atividades em grupo, exposição dialogada, leituras complementares, além do emprego de recursos audiovisuais e aulas com especialistas convidados.  

Confira o conteúdo programático do curso: 
- Aula 1: Introdução, apresentação do grupo e caracterização dos participantes e seus interesses. 
- Aula 2: Um olhar crítico para as cidades e o processo de urbanização. 
- Aula 3: Como funcionam as cidades: os processos de exploração, utilização e descarte. 
- Aula 4: Água. 
- Aula 5: Alimentos. 
- Aula 6: Resíduos. 
- Aula 7: Energia. 
- Aula 8: Mobilidade. 
- Aula 9: Existe um modelo de cidade ideal? 
- Aula 10: Apresentação dos novos modelos de cidade e fechamento.