“SDPD Movimenta” agita a semana com cultura, esporte e diversão

- 04 de julho de 2018

Desde terça-feira (dia 3), a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência está com uma programação recheada de atividades voltadas à cultura, ao esporte e à diversão. Quem quiser participar do “SDPD Movimenta”, é só chegar na Secretaria que fica na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175, Jardim Belval, até o dia 5.

Com ações que fazem parte da grade da Coordenadoria Sócio-ocupacional da SDPD, o evento já movimentou os usuários no primeiro dia (3 de julho) com jogos recreativos, gincanas, corrida adaptada, aulas de skate e musicalização.

Brincadeira do abraço
Em uma gincana que incentiva a concentração e a interação, os participantes que têm algum tipo de deficiência intelectual, se divertiram na brincadeira onde se colocaram em duas filas paralelas e abraçavam-se. “A atividade não tem a intenção da competição, mas sim, da brincadeira e de estimular o contato físico e os laços afetivos”, disse o professor Rubão.

Música para todos
Já para o professor de musicalização, César de Freitas, que durante o dia regeu o grupo de usuários que tocaram clássicos do samba, como Marinheiro Só e Trem das 11, a música entra na vida de todos sem pedir licença.  “A pessoa que tem deficiência ela já tem uma sensibilidade para esta arte e a música faz toda diferença na vida social e no aprendizado de todo mundo”, ressalta.

Aula de ginástica, partidas de bocha paraolímpica, futsal adaptado e dodgeball, que é a tradicional queimada, também vão animar o “Movimenta” no dia 4, das 9 horas às 15h30.

O teatro e a dança não podem faltar, e como parte da programação especial os atendidos das oficinas culturais prometem dar um show com essas atividades que fecham a semana pra lá de agitada, na quinta-feira (dia 5), a partir também das 9 horas.

O “SDPD Movimenta” encerra-se no dia 5, mas o agito não, pois a equipe do voleibol sentado masculino da SDPD promete fazer bonito em quadra no final de semana (dias 7 e 8) com jogos amistosos que acontecerão no Centro Paraolímpico (situado na Rodovia dos imigrantes, km 11,5, s/n, Vila Guarani, em São Paulo), a partir das 10 horas. A entrada é gratuita.