Cultura celebra o Dia dos Pais com show e declarações

- 04 de agosto de 2021

No segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais. A data é uma forma de fortalecer ainda mais os laços familiares.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri (Secult) organizou uma homenagem aos pais e neste dia 8 (domingo), às 11h, será exibida nas redes sociais da Cultura Barueri Oficial pelo Facebook e Youtube uma gravação contendo o show feito pelos músicos da Secult. O  vídeo inclui depoimentos e também pais ensinando atividades para os filhos, inclusive artísticas.

A equipe da Secult produziu carinhosamente todo o cenário: o palco do Centro de Eventos foi decorado com livros e páginas, o espaço ficou aconchegante para receber os músicos.

Apresentado pela jornalista Valquíria Sirot, o especial Dia dos Pais vai agradar quem gosta de música de qualidade. O repertório está emocionante, entre as canções terá o clássico “Naquela Mesa”, de Nelson Gonçalves, interpretada pelo professor e diretor do Núcleo de Música Ítalo Queiroz e pelo cantor Jorge Albuquerque. Ao final da apresentação os músicos foram homenageados, recebendo um presente feito pela equipe da Cultura e que remete a uma tradição que teve origem na Babilônia. Para saber mais não perca a homenagem deste domingo.

Sobre a data
A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, em 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.
O desejo de Sonora, que surgiu ao ouvir um sermão dedicado às mães, era agradecer ao pai pela dedicação na criação dos filhos após ficar viúvo. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um herói.

Em 1910, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

Em solo brasileiro, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos. Por aqui, o Dia dos Pais é um evento celebrado no segundo domingo de agosto. O objetivo dessa comemoração é homenagear os pais ou as figuras paternas que fazem parte da vida das crianças e dos adultos.

Temp Temp