Participantes do Bolsa Trabalho elogiam programa de qualificação e renda

- 04 de agosto de 2022

Uma oportunidade de aprendizado profissional e a possibilidade de retorno ao mercado de trabalho, com uma carga horária que possibilita a realização de outras atividades durante o dia e ainda garante um benefício financeiro para auxiliar nas despesas. Assim o Bolsa Trabalho, programa do governo estadual, que tem a Prefeitura de Barueri como parceira, vem ajudando centenas de moradores do município.

O Bolsa Trabalho é uma parceria entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) e o governo do Estado, que oferece durante cinco meses um auxílio de R$ 450,00/mês por quatro horas de atividades na Administração Municipal, além de mais R$ 90,00 como complementação de cesta básica. O programa oferece ainda curso de qualificação profissional e seguro contra acidentes. Recentemente, o Bolsa Trabalho convocou 360 selecionados.

“É um programa maravilhoso, que nos oferece a oportunidade de aprendizado e conhecimento importantes”, disse Keitt Wanessa Bezerra de Almeida, moradora do Parque Viana, que participa do programa.

Keitt também é estudante do Instituto Técnico de Barueri (ITB), ligada à FIEB – Fundação Instituto de Educação de Barueri. Ela aprovou os ensinamentos que recebeu no programa, como os serviços administrativos nas secretarias de Serviços Municipais e da Habitação.

"O Bolsa Trabalho se mostrou uma maneira muito interessante de ajudar as pessoas ao retorno ao mercado. Além de receber uma bolsa para auxiliar nas despesas, a pessoa tem a oportunidade de se desenvolver profissionalmente. Pelo retorno que temos tido, o programa tem cumprido bem seu objetivo", afirmou secretário de Indústria, Trabalho e Comércio, Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo).

“É uma oportunidade e tanto. Estava fora do mercado há quatro anos, agora estou me atualizando e aprendendo coisas novas”, comentou Fabiana Cristina de Souza, do Parque dos Camargos, que participou da turma anterior do Bolsa Trabalho e se reinscreveu na iniciativa.

Há quatro anos afastada do mercado, espera retornar ao trabalho em breve. Enquanto isso, atua na secretaria de Habitação e faz os cursos ofertados pelo programa. O primeiro foi o de secretária e de recepção, hoje cursa gestão administrativa.

Volta ao mercado
A ex-cuidadora de idosos Flávia Kiliam Mota, do Jardim Tupã, está atuando como atendente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale do Sol. “É uma oportunidade muito boa tanto para quem está precisando de uma ocupação quanto para quem deseja voltar para o mercado”, disse Flávia, há dois anos parada desde que deixou o emprego em uma lan house.

O comunicador Leandro Batista de Souza, do Engenho Novo, é outro morador a aproveitar a oportunidade dada pelo Bolsa Trabalho. Pela primeira vez no programa, ele está locado no Complexo Esportivo Sinval Pereira da Cruz, na Vila Porto.

“O projeto é muito bacana e ajuda quem está desempregado”, comentou Leandro, que tem uma web radio sobre esportes e já atuou como jogador nas equipes de base do Juventus, Palmeiras e do extinto Grêmio Recreativo Barueri (GRB).

Terceira vez
Pela terceira vez no programa, Ingrid de Souza Bizarria Gonçalvez trabalha na recepção do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Paulista. Ela trabalhava como operadora de telemarketing e elogia o Bolsa Trabalho. “O horário é bem acessível e estamos adquirindo mais experiência aqui”, comenta Ingrid, mãe de dois filhos pequenos.

Temp Temp Temp