Temp

HMB reforça medidas contra sepse

- 04 de outubro de 2019

Durante o mês em que se comemora o Dia Mundial da Sepse (13/09), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) realizou algumas mudanças no protocolo de atendimento deste tipo de complicação popularmente conhecida como infecção generalizada, além de promover palestras e desenvolver atividades lúdicas sobre o tema. 

Com base nas informações do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), sepse é uma resposta inadequada do próprio organismo no combate a uma infecção localizada em qualquer órgão, que pode acarretar no mau funcionamento de um ou mais órgãos e tem risco de morte quando não identificada rapidamente. 

A sepse precisa ser tratada como uma situação de emergência e, justamente para agilizar o atendimento dos pacientes, o HMB modificou a lista de verificação de sinais e sintomas para um padrão objetivo a fim identificar a doença de forma precoce. O protocolo foi desenvolvido para diminuir dúvidas, acelerar os processos e, principalmente, nortear a conduta da equipe médica e de enfermagem. 

O hospital também ampliou o serviço específico para o tratamento com a distribuição de maletas contra sepse nas clínicas médicas, nos centros cirúrgicos, na maternidade, no pronto-atendimento e nas unidades de terapia intensiva. Antes, essas maletas ficavam disponíveis apenas em dois andares. 

“O objetivo dessas alterações é facilitar a adesão ao tratamento para seguir todas as etapas necessárias no menor tempo possível. Na maleta é possível deixar todos os itens concentrados: solicitação de exames, culturas, cateter para o acesso venoso e soro, entre outros. Nosso hospital já atua 10% abaixo dos números globais de sepse, mas queremos reduzir ainda mais esse tipo de mortalidade”, destaca Paulo Tierno, especialista em medicina intensiva e diretor técnico do HMB, que reforça a importância da intervenção correta para diminuir a letalidade da doença. 

Palestras
Para divulgar essas mudanças, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promoveu as palestras “Apresentação do Novo Protocolo Institucional de Sepse” e o “O que há de novo na sepse?”. E para dissipar conhecimento também de forma descontraída, foram realizadas algumas dinâmicas nos setores para médicos e enfermeiros. 

No dia 23 de setembro, Priscila Dantas, coordenadora do SCIH do HMB, explicou como identificar a sepse, pontuou quais foram as mudanças do protocolo de forma prática e mostrou cada item da maleta. “A enfermagem é fundamental para reconhecer um possível paciente com sepse e informar ao médico. Nossa intenção é que com essas medidas a abertura do protocolo seja feita em torno de cinco minutos, porque quanto menos tempo, mais chances temos”, comentou Priscila, que ressalta a necessidade da higiene das mãos no ambiente hospitalar para combater a propagação das infecções. 

Já no dia 25 de setembro, Daniel Bartmann, infectologista do Hospital Geral de Guarulhos e do  Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, abordou a gravidade da doença com dados e estudos do ILAS, além de discorrer sobre manejo, sinais, sintomas e monitorização dos pacientes com sepse. “É fundamental promover eventos, palestras e capacitações, porque sepse sempre é grave e uma equipe treinada erra menos”, comentou Bartmann. 

É importante destacar que qualquer tipo de infecção, mesmo que leve, pode evoluir para sepse. Mas para diminuir as chances de infecção, é fundamental realizar a higiene adequada das mãos em qualquer ambiente, respeitar o calendário de vacinação, não fazer automedicação e evitar o uso desnecessário de antibióticos.

Temp Temp Temp